Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFURTADO, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964553112500414pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.contributor.referee2MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.-
dc.contributor.referee3SILVA, Ana Maria da.-
dc.description.resumoO projeto Mandalla consiste em um modelo de horta baseado nos princípios da permacultura. Os canteiros desta horta são construídos ao redor do reservatório circular. Este modelo vem sendo divulgado na região do Curimataú através da Agência Mandalla, uma organização civil que pretende estimular a produção de alimentos com sustentabilidade e baixo custo. A Mandalla pode ser também um instrumento educativo uma vez que é construída nas escolas da região a partir de uma parceria com a Agência Mandalla. Os alunos têm a oportunidade de construir conhecimento a partir da construção das hortas Mandalla. O objetivo deste trabalho foi procurar compreender como as crianças de uma turma de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Rui Carneiro no município de Nova Floresta, PB vivenciaram e o que aprenderam durante a participação da construção de hortas do Projeto Mandalla. Este trabalho de caráter qualitativo compreende um estudo de caso. Após a realização das oficinas de construção de hortas foram feitas conversas, entrevistas e desenhos com as crianças de uma turma do 5º ano, e entrevistas com outros representantes da comunidade escolar. Os resultados alcançados foram: mudança no hábito alimentar dos alunos, vivências no trabalho em grupo, maior relação com as plantas e alguns aspectos de fisiologia vegetal. O projeto Mandalla atingiu seu objetivo enquanto proposta de difusão de técnicas agroecologia, contudo, identificamos através desta pesquisa potencialidades a serem exploradas no ensino de ciências nas séries iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA visão dos alunos de uma escola do município de Nova Floresta sobre o sistema Mandalla.pt_BR
dc.date.issued2014-03-18-
dc.description.abstractThe Mandalla’s Project consists of a model vegetable garden based on permaculture principles. The beds of this garden are built around the circular reservoir. This model of vegetable garden has been released in the region through Curimataú Mandalla Agency, a civil organization that aims to stimulate food production with sustainability and low cost. The Mandalla can also be an educational tool, since it is constructed in schools in the region in partnership with Mandalla Agency. Students have the opportunity to build knowledge by construction of gardens Mandalla. The objective of this work was to understand how children in a class of the 5th year of Municipal Elementary School Senador Rui Carneiro in Nova Floresta-PB experienced and what they learned during their participation in the construction of the vegetable gardens Mandalla. This work comprises a qualitative case study. After the workshops to build vegetable gardens were performed conversations, interviews and drawings with the children in a class of the 5th year, as well as interviews with other representatives of the school community. The results achieved: change in eating habits of students, experiences in group work, better relationships with plants and better knowledge about some aspects of plant physiology. Mandalla’s Project achieved its goal as a proposal for dissemination of agroecology techniques, however, we identified through this research potential to be explored in science education in the early grades.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6998-
dc.date.accessioned2019-09-13T12:31:17Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T12:31:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPermaculturapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectHortas escolarespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPermaculturept_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectSchool gardenspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectSistema Mandalla-
dc.subjectEnseñanza de las ciencias-
dc.subjectJardines escolares-
dc.subjectEnseñanza fundamental-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFURTADO, Sanny da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe view of students from a school in Nova Floresta municipality about the Mandalla system.pt_BR
dc.title.alternativeLa visión de los alumnos de una escuela del municipio de Nova Floresta sobre el sistema Mandalla.-
dc.identifier.citationFURTADO, Sanny da Silva. A visão dos alunos de uma escola do município de Nova Floresta sobre o sistema Mandalla. 2014. 44fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl proyecto Mandala consiste en un modelo de jardín basado en los principios de la permacultura. Las camas de este jardín están construidas alrededor del depósito circular. Este modelo ha sido difundido en la región de Curimataú a través de la Agencia Mandalla, una organización civil que tiene como objetivo incentivar la producción sostenible y de bajo costo de alimentos. Mandalla también puede ser una herramienta educativa, ya que se construye en las escuelas de la región a través de una asociación con Agência Mandalla. Los estudiantes tienen la oportunidad de construir conocimiento a partir de la construcción de jardines de Mandala. El objetivo de este trabajo fue tratar de comprender cómo vivieron y aprendieron los niños de una clase de 5º grado de la Escuela Primaria Municipal Senador Rui Carneiro del municipio de Nova Floresta, PB, durante su participación en la construcción de jardines en la Mandalla. Proyecto. Este trabajo cualitativo comprende un estudio de caso. Luego de la realización de los talleres de construcción de huertas, se realizaron conversatorios, entrevistas y dibujos con los niños de una clase de 5to grado, y entrevistas con otros representantes de la comunidad escolar. Los resultados alcanzados fueron: cambio en los hábitos alimentarios de los estudiantes, experiencias en el trabajo en grupo, mayor relación con las plantas y algunos aspectos de la fisiología vegetal. El proyecto Mandalla logró su objetivo como propuesta de divulgación de técnicas de agroecología, sin embargo, identificamos a través de esta investigación potencialidades a explorar en la enseñanza de las ciencias en los primeros grados.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANNY DA SILVA FURTADO -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfSanny da Silva Furtado - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 20141.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.