Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, D. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952952676209702pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, André Antunes.-
dc.contributor.referee2SILVA, João Batista da.-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a importância estratégica de ações e projetos de formação de professores. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Benedito Venâncio dos Santos, localizada no Município de Cuité – PB, especificamente nas primeiras séries do ensino fundamenta I. O objetivo deste estudo foi analisar as distintas percepções dos docentes da referida instituição a cerca dos processos de alfabetização e letramento. Esta temática é bastante explorada nas formações continuadas oferecidas pelo Ministério de Educação (MEC), com o intuito de ampliar um leque de conhecimento com o trabalho de pesquisa, além de apresentar diferentes reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento, a partir da teoria que fundamenta esse trabalho e dos relatos obtidos pelos docentes investigados, onde os mesmos baseiam-se em suas experiências. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 12 (doze) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 9 (nove) educadores da referida instituição. Mediante tais procedimentos, finalmente percebeu-se que os resultados apresentaram os processos de alfabetização e letramento apontados como bastante complexos, além da conciliação entre ambos os processos serem considerados pela a maioria dos educadores como um grande desafio a ser seguido. Portanto, notaram-se vários avanços significativos, sendo que a temática em questão apresenta-se com muitas vertentes e que pode ser mais ampliada, visto que contempla toda a formação do cidadão. Concluiu-se que este estudo favoreceu para que os professores refletissem entre formação continuada e práticas de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
dc.titlePercepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.pt_BR
dc.date.issued2013-12-12-
dc.description.abstractThis study approach of the strategic importance of actions and projects to train teachers. This study was conducted at the municipal school Venâncio Benedito dos Santos, situated in the Cuité City – Paraíba, specifically in the early grades of school fundamental I. the main objective of this study was to analyze the different perceptions of the teachers the mentioned institution about to the process of alphabetization and literacy. This theme is much explored in the formations continuous offered for Ministery of Education (MEC), with objective the extend a range of knowledge with research's work, besides presenting reflexions different about the process of alphabetization and literacy, from the theory what fundamented this work and narration obtained from the teachers' examined, where they are based on their experiences. We used the qualitative methodology and as instrument of research the observation of the school environment, also a questionnaire containing twelve (12) questions relating to the topic in study, applied to nine (9) teachers of the mentioned institution, through these procedures, finally realized that the results showed the process of alphabetization and literacy pointed as quite complex, beyond the conciliation of both process are considered by the most of teachers as a big defiance to be follow. wherefore, were noted several significant advances, being which the topic in question present itself as many strands and can be most expanded, because contemplates all formation of the citizen. It was conclued what this study favored so that teachers to reflect themselves between education continuous and practices of alphabetization and literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7002-
dc.date.accessioned2019-09-13T15:13:08Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T15:13:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectPráctica docente-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Maria das Dôres Venâncio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers' perceptions about literacy and literacy in E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.pt_BR
dc.title.alternativePercepciones de los profesores sobre alfabetización y alfabetización en E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos.-
dc.identifier.citationMARQUES, Maria das Dôres Venâncio. Percepções de professores sobre alfabetização e letramento na E. M. E. F. Benedito Venâncio dos Santos. 2013. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEste estudio aborda la importancia estratégica de las acciones y proyectos de formación docente. Este estudio fue desarrollado en la Escuela Municipal Benedito Venâncio dos Santos, ubicada en el Municipio de Cuité - PB, específicamente en los primeros grados de la escuela primaria I. El objetivo de este estudio fue analizar las diferentes percepciones de los profesores de esa institución sobre la alfabetización y la alfabetización. Este tema es ampliamente explorado en la formación continua que ofrece el Ministerio de Educación (MEC), con el objetivo de ampliar un abanico de conocimientos a través de un trabajo de investigación, además de presentar diferentes reflexiones sobre la alfabetización y los procesos de alfabetización, partiendo de la teoría de que este trabajo y se fundamentan los informes obtenidos por los docentes investigados, donde se basan en sus experiencias. Se utilizó metodología cualitativa y se utilizó como instrumentos de investigación la observación del espacio escolar, así como un cuestionario que contenía 12 (doce) preguntas relacionadas con el tema en estudio, aplicado a 9 (nueve) educadores de esa institución. A través de dichos procedimientos, finalmente se percibió que los resultados presentaban los procesos de lectoescritura y alfabetización señalados como bastante complejos, además de que la conciliación entre ambos procesos era considerada por la mayoría de los educadores como un gran desafío a seguir. Por lo tanto, se notaron varios avances significativos, y el tema en cuestión se presenta con muchos aspectos y que pueden ampliarse más, ya que abarca toda la formación del ciudadano. Se concluyó que este estudio favoreció a los profesores a reflexionar entre la formación permanente y la alfabetización y las prácticas alfabetizadoras.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DAS DÔRES VENÂNCIO MARQUES -TCC EM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2013.pdfMaria das Dôres Venâncio Marques - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2013529.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.