Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7006
Title: Funcionamento de recursos tecnológicos em atividades de ensino de língua portuguesa na prática escolar.
Other Titles: Functioning of technological resources in portuguese language teaching activities in school practice.
???metadata.dc.creator???: EGITO, Guilherme Arruda do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: XAVIER, Antônio Carlos.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Prática Escolar;Atividades de Ensino;Recursos Tecnológicos;Ensino de Língua;School Practice;Teaching Activities;Technological Resources;Language Teaching
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: EGITO, G. A. do. Funcionamento de recursos tecnológicos em atividades de ensino de língua portuguesa na prática escolar. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7006
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo apresentado nesta dissertação se insere no contemporâneo contexto de investigações sobre o impacto das mudanças tecnológicas nas práticas diárias de leitura e de produção linguística, empreendidas pela presença do computador e da Internet na vida social dos seres humanos na Educação Básica, especialmente no ensino de língua portuguesa. Assim, temos como objetivo geral desta dissertação investigar o uso de recursos tecnológicos na prática escolar de ensino guiados pela seguinte questão de pesquisa: Que funções didático-pedagógicas de utilização de recursos tecnológicos estão subjacentes às atividades de ensino de língua portuguesa na prática escolar? Tendo em vista responder essa questão, dois objetivos específicos conduziram as ações de pesquisa: identificar as funções didático-pedagógicas de utilização de recursos tecnológicos e discriminar o tipo de atividade de ensino realizada com apoio de recursos em sala de aula. Para isso, os dados foram coletados em três turmas de ensino de língua portuguesa de duas escolas públicas da Educação Básica na cidade de Campina Grande – PB. No âmbito da linguística aplicada, de natureza descritivo-interpretativista e realizada a partir da triangulação de dados, esta pesquisa foi subsidiada pelas noções teóricas de prática (social) escolar (RAFAEL, 2017), atividades (MATÊNCIO, 2001) de ensino e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em conformidade com as políticas nacionais para o ensino de língua portuguesa (PCN, 1998; OCEM, 2006; BNCC, 2018). Como resultados, pudemos observar na prática escolar o uso de recursos tecnológicos de duas naturezas distintas – analógica e digital – e que os tipos de atividades realizadas são específicas de ensino de língua, sendo o uso do recurso em conformidade com o eixo ou o objeto: leitura, produção textual e análise linguística. Nesses tipos de atividades, identificamos duas funções didático-pedagógicas requeridas para utilização de recursos: motivação e facilitação. Ao fazer uso dessas funções em atividades, o professor mobiliza saberes docentes que não são apenas linguísticos.
Abstract: The study introduced in this dissertation inserts itself in the contemporary context of investigations about the impact of technologies changes on the daily practices of reading and of linguistic production, undertaken by presence of computer and internet in the social life of human beings in the basic education, especially on the portuguese language teaching. So, we have as general objective of this dissertation investigate the use of technologies resources in the school practice of teaching guided by the following question of research: Which didatic-pedagogical functions of utilization of technological resources are underlie the activities of teaching portuguese language on the school practice? With a view to answering that question, two specific objectives led the research actions: Identify the didatic-pedagogical functions of utilization of technological resources and discriminate the activity type of teaching realized with support of resources in classroom. For this, the data were collected in three classes of teaching portuguese language of two public schools of Basic Education in the city of Campina Grande-PB. In the field of applied linguistic, of a descriptive-interpretativistc nature and realized from triangulation of data, that research was subsidize by the theoric notions of school social practice (RAFAEL, 2017), activitities (MATÊNCIO, 2001) of teaching and technological resources (KENSKI, 2012) in accordance with the nacional policies for the teaching portuguese language (OCEM, 1998; PCN, 1998; BNCC, 2018). As results, we could observe on school practice the use of technological resources of two distinct natures - analog and digital - and that the types of activities are specific of language teaching, being the use of resource in accordance with the axis or object: reading, textual production and linguistic analyze. In these types of activities, we identify two didatic-pedagogical functions required for the utilization of resources: motivation and facilitation. When making use of these functions in activities, the teacher mobilizes educacional knowleadges that is not just linguistic.
Keywords: Prática Escolar
Atividades de Ensino
Recursos Tecnológicos
Ensino de Língua
School Practice
Teaching Activities
Technological Resources
Language Teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7006
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME ARRUDA DO EGITO – DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2019.pdfGuilherme Arruda do Egito - Dissertação PPGLE CH 2019762.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.