Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7013
Title: Construção e análise de uma sequência didática para o ensino de botânica na caatinga.
Other Titles: Construction and analysis of a didactic sequence for the teaching of botany in caatinga.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Danuta Guilhermina Veneza Gomes e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Ana Maria.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.
Keywords: Ensino de biologia;Botânica;Contextualização;Contextualização;Teaching of botany;Contextualization;Learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Danuta Guilhermina Veneza Gomes e. Construção e análise de uma sequência didática para o ensino de botânica na caatinga. 2014. 56fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de biologia continua sendo empregado por meio do modelo tradicional, onde os alunos na maioria das vezes são agentes passivos no processo ensino aprendizagem. A proposição deste trabalho de pesquisa é aplicar uma proposta metodológica por meio da construção e análise de uma sequência didática no ensino de botânica na caatinga que proporcione um envolvimento com o tema desenvolvendo com isto a valorização das espécies da região, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo a respeito da temática principal ampliando o seu olhar para a ação antrópica sob o meio ambiente pois, foi ampliado temas para a ecologia no que concerne especificamente a área vegetal. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, em uma turma do 2º ano do ensino médio, Picuí, PB, utilizamos as seguintes estratégias didáticas: aulas teóricas rodas de conversa, seminários em grupo, aulas práticas de histologia vegetal e aula de campo que proporcionaram uma boa contextualização sobre o tema bem como, uma relação de teoria e prática desenvolvendo o conhecimento cognitivo dos alunos proporcionando uma aprendizagem significativa, transformando a educação no que se refere à prática docente exercida. Obtivemos durante a aplicação deste projeto uma participação efetiva dos alunos e assim, uma contribuição na aprendizagem de um modo geral, esperamos que os docentes, se inspirem neste trabalho e possam diversificar suas práticas pedagógicas para o ensino de botânica que possibilitem valorizar o bioma caatinga e favorecer a conservação ambiental local.
Abstract: The teaching of biology is most often applied through pedagogical practices which evidence concern characteristics to traditional methods. The proposition of this research is to apply a methodological proposal through the construction and analysis of an instructional sequence to the teaching of botany in the caatinga which provides an engagement with the subject, developing with this, the knowledge, the appreciation and conservation of its ecosystem species, contributing to the students’ critical and reflexive thinking about the theme. This work was developed in the Escola Estadual de Fundamental e Médio Professor Lodão, in a 2nd year class of the ensino médio, in Picuí-PB. We used the following teaching methods: theoretical classes, circles of conversation, group seminars, practical classes about vegetal histology and excursion classes which provided a good contextualization on the subject as well as a relation between theory and practice developing the cognitive knowledge of the students and providing a meaningful learning. We observed during the implementation of this project the students effective participation and thus, a contribution in the learning in general. We expect that teachers acquire this work as a basis for cooperate in the pedagogical practices developed in the teaching of botany that allows to modify the evident methods applied in this area.
Keywords: Ensino de biologia
Botânica
Contextualização
Contextualização
Teaching of botany
Contextualization
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Botânica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7013
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANUTA GUILHERMINA VENEZA GOMES E SILVA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfDANUTA GUILHERMINA VENEZA GOMES E SILVA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20141.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.