Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, D. G. V. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297907305794388pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Maria.-
dc.contributor.referee3SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.-
dc.description.resumoO ensino de biologia continua sendo empregado por meio do modelo tradicional, onde os alunos na maioria das vezes são agentes passivos no processo ensino aprendizagem. A proposição deste trabalho de pesquisa é aplicar uma proposta metodológica por meio da construção e análise de uma sequência didática no ensino de botânica na caatinga que proporcione um envolvimento com o tema desenvolvendo com isto a valorização das espécies da região, contribuindo para o pensar crítico e reflexivo a respeito da temática principal ampliando o seu olhar para a ação antrópica sob o meio ambiente pois, foi ampliado temas para a ecologia no que concerne especificamente a área vegetal. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, em uma turma do 2º ano do ensino médio, Picuí, PB, utilizamos as seguintes estratégias didáticas: aulas teóricas rodas de conversa, seminários em grupo, aulas práticas de histologia vegetal e aula de campo que proporcionaram uma boa contextualização sobre o tema bem como, uma relação de teoria e prática desenvolvendo o conhecimento cognitivo dos alunos proporcionando uma aprendizagem significativa, transformando a educação no que se refere à prática docente exercida. Obtivemos durante a aplicação deste projeto uma participação efetiva dos alunos e assim, uma contribuição na aprendizagem de um modo geral, esperamos que os docentes, se inspirem neste trabalho e possam diversificar suas práticas pedagógicas para o ensino de botânica que possibilitem valorizar o bioma caatinga e favorecer a conservação ambiental local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqBotânicapt_BR
dc.titleConstrução e análise de uma sequência didática para o ensino de botânica na caatinga.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe teaching of biology is most often applied through pedagogical practices which evidence concern characteristics to traditional methods. The proposition of this research is to apply a methodological proposal through the construction and analysis of an instructional sequence to the teaching of botany in the caatinga which provides an engagement with the subject, developing with this, the knowledge, the appreciation and conservation of its ecosystem species, contributing to the students’ critical and reflexive thinking about the theme. This work was developed in the Escola Estadual de Fundamental e Médio Professor Lodão, in a 2nd year class of the ensino médio, in Picuí-PB. We used the following teaching methods: theoretical classes, circles of conversation, group seminars, practical classes about vegetal histology and excursion classes which provided a good contextualization on the subject as well as a relation between theory and practice developing the cognitive knowledge of the students and providing a meaningful learning. We observed during the implementation of this project the students effective participation and thus, a contribution in the learning in general. We expect that teachers acquire this work as a basis for cooperate in the pedagogical practices developed in the teaching of botany that allows to modify the evident methods applied in this area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7013-
dc.date.accessioned2019-09-16T09:31:43Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-16T09:31:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching of botanypt_BR
dc.subjectEnseñanza de la biologíapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectContextualización-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Danuta Guilhermina Veneza Gomes e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConstruction and analysis of a didactic sequence for the teaching of botany in caatinga.pt_BR
dc.title.alternativeConstrucción y análisis de una secuencia didáctica para la enseñanza de la botánica en la caatinga.-
dc.identifier.citationSILVA, Danuta Guilhermina Veneza Gomes e. Construção e análise de uma sequência didática para o ensino de botânica na caatinga. 2014. 56fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de la biología sigue utilizándose a través del modelo tradicional, donde los estudiantes son en su mayoría agentes pasivos en el proceso de enseñanza-aprendizaje. El presente trabajo de investigación tiene como finalidad aplicar una propuesta metodológica a través de la construcción y análisis de una secuencia didáctica en la enseñanza de la botánica en la caatinga que brinde un involucramiento con el tema, desarrollando así la apreciación de las especies de la región, contribuyendo a pensamiento crítico y reflexivo sobre el tema principal, ampliando su mirada a la acción antrópica sobre el ambiente, ya que los temas se ampliaron a la ecología con respecto específicamente al área vegetal. Este trabajo fue desarrollado en la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profesor Lordão, en una clase del 2º año de bachillerato, Picuí, PB, utilizamos las siguientes estrategias didácticas: clases teóricas, círculos de conversación, seminarios grupales, clases prácticas de planta clase de histología y campo que brindó una buena contextualización sobre el tema así como una relación de teoría y práctica desarrollando el conocimiento cognitivo de los estudiantes brindando un aprendizaje significativo, transformando la educación con respecto a la práctica docente ejercida. Durante la aplicación de este proyecto se obtuvo una participación efectiva de los estudiantes y por ende un aporte al aprendizaje en general, esperamos que los docentes se inspiren con este trabajo y puedan diversificar sus prácticas pedagógicas para la enseñanza de la botánica que lo hagan posible valorizar el bioma de la caatinga y favorecer la conservación ambiental local.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANUTA GUILHERMINA VENEZA GOMES E SILVA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfDanuta Guilhermina Veneza Gomes e Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 20141.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.