Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
Title: O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.
Other Titles: The playful in the literacy process: using gender literary cord.
???metadata.dc.creator???: CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Batista da.
Keywords: Lúdico;Cordel;ensino e aprendizagem;Ludic;Teaching and learning
Issue Date: 18-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem.
Abstract: This scientific work has as main goal nurture the experience of reading practices that encourage the critical interpretation, curiosity, creativity of learners, valuing its context, bound in twine literary genre. Starting from the premise that the act of reading and writing can be enjoyable, from the time that students are encouraged to socialize your existential universe and discover the reality of other universes. In this context, it was possible to reconcile theory and practice, providing the exchange of knowledge and experiences, valuing the universal vocabulary of the child, ie, investigating the lived social practices by the target audience. Thus, we intend to arouse the interest absorption skills, using empirical learning community, in which subjects are entered consistently and aiding in cognitive development, using the literary genre line, contributing to discuss this action, and narrative construction of meaningful learning, using action research to the epistemological development of the students in the teaching and learning process.
Keywords: Lúdico
Cordel
ensino e aprendizagem
Ludic
Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCONDES FERNANDO PEREIRA CARVALHO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2013.pdfMARCONDES FERNANDO PEREIRA CARVALHO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2013988.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.