Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M. F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924746110423078pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee1ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.referee2SILVA, João Batista da.-
dc.description.resumoO presente trabalho científico tem como objetivo geral oportunizar a vivência de práticas de leitura, que estimulem à interpretação crítica, a curiosidade, a criatividade dos educandos, valorizando o seu contexto, respaldado no gênero literário cordel. Partindo de premissa que o ato de ler e de escrever pode ser prazeroso, a partir do momento que os estudantes são estimulados a socializarem o seu universo existencial, e a descobrirem a realidade de outros universos. Neste contexto, foi possível conciliar a teoria e prática, proporcionando a troca de saberes e de experiências, valorizando o universo vocabular da criança, ou seja, investigando as práticas sociais vivenciadas pelo público alvo. Dessa forma, pretendemos despertar o interesse de absorção de competências, usando os aprendizados empíricos da comunidade, na qual os sujeitos estão inseridos e auxiliando de forma consistente no desenvolvimento cognitivo, utilizando o gênero literário cordel, contribuindo com esta ação para discussão, narrativa e a construção de aprendizagens significativas, utilizando a pesquisa-ação para o desenvolvimento epistemológico do educando no processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel.pt_BR
dc.date.issued2013-12-18-
dc.description.abstractThis scientific work has as main goal nurture the experience of reading practices that encourage the critical interpretation, curiosity, creativity of learners, valuing its context, bound in twine literary genre. Starting from the premise that the act of reading and writing can be enjoyable, from the time that students are encouraged to socialize your existential universe and discover the reality of other universes. In this context, it was possible to reconcile theory and practice, providing the exchange of knowledge and experiences, valuing the universal vocabulary of the child, ie, investigating the lived social practices by the target audience. Thus, we intend to arouse the interest absorption skills, using empirical learning community, in which subjects are entered consistently and aiding in cognitive development, using the literary genre line, contributing to discuss this action, and narrative construction of meaningful learning, using action research to the epistemological development of the students in the teaching and learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7015-
dc.date.accessioned2019-09-16T10:15:00Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-16T10:15:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectCordel - lúdico-
dc.subjectLiteratura de cordel-
dc.subjectCordel - gênero textual-
dc.subjectLetramento textual-
dc.subjectLetramento literário-
dc.subjectLiterature of twine-
dc.subjectCordel - textual genre-
dc.subjectTextual literacy-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe playful in the literacy process: using gender literary cord.pt_BR
dc.title.alternativeLo lúdico en el proceso de alfabetización: utilizando el género literario cordel.-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. O lúdico no processo de letramento: utilizando o gênero literário cordel. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo científico tiene como objetivo general brindar oportunidades para la vivencia de prácticas lectoras, que estimulen la interpretación crítica, la curiosidad, la creatividad de los estudiantes, valorando su contexto, apoyados en el género literario de cuerda. Partiendo de la premisa de que el acto de leer y escribir puede ser placentero, desde el momento en que los estudiantes se animen a socializar su universo existencial, y a descubrir la realidad de otros universos. En ese contexto, fue posible conciliar teoría y práctica, propiciando el intercambio de saberes y experiencias, valorizando el universo léxico del niño, o sea, investigando las prácticas sociales vividas por el público objetivo. De esta manera, pretendemos despertar el interés en la absorción de competencias, utilizando los aprendizajes empíricos de la comunidad, en la que se insertan los sujetos y ayudando de manera consistente en el desarrollo cognitivo, utilizando el género literario cordel, contribuyendo con esta acción a la discusión. , la narrativa y la construcción de aprendizajes significativos, utilizando la investigación acción para el desarrollo epistemológico del estudiante en el proceso de enseñanza y aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCONDES FERNANDO PEREIRA CARVALHO - TCC EM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2013.pdfMarcondes Fernando Pereira Carvalho - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2013871.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.