Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7026
Title: A importância do professor como mediador no processo de alfabetização com alunos com déficit de apredizagem.
Other Titles: The importance of the teacher as a mediator in the literacy process with students with learning disabilities.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joseane dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GIESTA, Letícia Carpolíngua.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Michelle Gomes.
Keywords: Aprendizagem;Educador Mediador;Aluno;Learning;Educator Mediator;Student
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joseane dos Santos. A importância do professor como mediador no processo de alfabetização com alunos com déficit de apredizagem. 2018. 54fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem é produto da ação dos adultos ou de pessoas mais experientes que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. Neste processo de mediação, o adulto usa ferramentas culturais tais como a linguagem e outros meios, e muito mais que ser um processo de assimilação e acomodação, é um processo de internalização, no qual o educando domina e se apropriam dos instrumentos culturais como os conceitos, as ideias, a linguagem, as competências e todas as outras possíveis aprendizagens. O caminho metodológico que orientou a construção dessas reflexões foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, como também em práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula. Trataremos do tema educação, sociedade e prática educativa, onde destacamos o compromisso do educador com a sociedade. Destacamos ainda a importância do letramento na aquisição da leitura e demais recursos que poderão ser utilizados para despertar o prazer da leitura para os alunos. Então faremos um relato de nossa experiência enquanto docente na EMEF Antônio Ferreira da Costa, situada no município de Picuí-PB. Nós educadores precisamos ser exemplos de seres humanos amorosos, vivendo, na prática, a solidariedade, a aceitação do outro, o respeito às diferenças, mostrando os valores dentro da sala de aula para que nossos alunos possam espelhar-se em nós, mesmo sabendo que não é fácil temos que sair da zona de conforto e chegar até aquele aluno que precisa de uma atenção maior. Diante de toda dinâmica vivenciada foi possível observar o desenvolvimento da leitura, escrita e produção textual por parte dos alunos, cada um de uma forma, mas que sempre buscaram o aprendizado. Com a realização desse trabalho foi perceptível que com os diversos tipos de metodologias existentes, é possível prender a atenção e despertar nos alunos a busca pelo conhecimento, mesmo que estes apresentem algum déficit na aprendizagem, como foi o objetivo principal desta pesquisa.
Abstract: Learning is the product of the action of adults or more experienced people who mediate the learning process of children. In this process of mediation, the adult uses cultural tools such as language and other means, rather than being a process of assimilation and accommodation, it is a process of internalization, in which the learner dominates and appropriates cultural instruments such as concepts , ideas, language, skills and all other possible learning. Methodology: path that guided the construction of these reflections was carried out based on a vast bibliographical research, as well as on pedagogical practices lived in the classroom. We will deal with the theme education, society and educational practice, where we highlight the educator's commitment to society. We also emphasize the importance of literacy in the acquisition of reading and other resources that can be used to awaken reading enjoyment for students. Then we will give an account of our experience as a teacher at the Antônio Ferreira da Costa Municipal School. We educators need to be examples of loving human beings, living in practice, solidarity, acceptance of the other, respect for differences, showing values within the classroom so that our students can mirror in us , even knowing that it is not easy we have to leave the comfort zone and reach that student who needs greater attention. In the face of all the dynamics experienced, it was possible to observe the development of reading, writing and textual production by students, each in a way, but always seeking learning. With the realization of this work it was evident that with the various types of existing methodologies, it is possible to capture the attention and awaken in students the search for knowledge, even if they present some deficits in learning, as was the main objective of the research.
Keywords: Aprendizagem
Educador Mediador
Aluno
Learning
Educator Mediator
Student
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação Especial
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7026
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DOS SANTOS SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2018.pdfJOSEANE DOS SANTOS SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20181.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.