Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839135484713912pt_BR
dc.contributor.advisor1GIESTA, Letícia Carpolíngua.-
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Fábio Ferreira de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.description.resumoA aprendizagem é produto da ação dos adultos ou de pessoas mais experientes que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. Neste processo de mediação, o adulto usa ferramentas culturais tais como a linguagem e outros meios, e muito mais que ser um processo de assimilação e acomodação, é um processo de internalização, no qual o educando domina e se apropriam dos instrumentos culturais como os conceitos, as ideias, a linguagem, as competências e todas as outras possíveis aprendizagens. O caminho metodológico que orientou a construção dessas reflexões foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, como também em práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula. Trataremos do tema educação, sociedade e prática educativa, onde destacamos o compromisso do educador com a sociedade. Destacamos ainda a importância do letramento na aquisição da leitura e demais recursos que poderão ser utilizados para despertar o prazer da leitura para os alunos. Então faremos um relato de nossa experiência enquanto docente na EMEF Antônio Ferreira da Costa, situada no município de Picuí-PB. Nós educadores precisamos ser exemplos de seres humanos amorosos, vivendo, na prática, a solidariedade, a aceitação do outro, o respeito às diferenças, mostrando os valores dentro da sala de aula para que nossos alunos possam espelhar-se em nós, mesmo sabendo que não é fácil temos que sair da zona de conforto e chegar até aquele aluno que precisa de uma atenção maior. Diante de toda dinâmica vivenciada foi possível observar o desenvolvimento da leitura, escrita e produção textual por parte dos alunos, cada um de uma forma, mas que sempre buscaram o aprendizado. Com a realização desse trabalho foi perceptível que com os diversos tipos de metodologias existentes, é possível prender a atenção e despertar nos alunos a busca pelo conhecimento, mesmo que estes apresentem algum déficit na aprendizagem, como foi o objetivo principal desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
dc.titleA importância do professor como mediador no processo de alfabetização com alunos com déficit de apredizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractLearning is the product of the action of adults or more experienced people who mediate the learning process of children. In this process of mediation, the adult uses cultural tools such as language and other means, rather than being a process of assimilation and accommodation, it is a process of internalization, in which the learner dominates and appropriates cultural instruments such as concepts , ideas, language, skills and all other possible learning. Methodology: path that guided the construction of these reflections was carried out based on a vast bibliographical research, as well as on pedagogical practices lived in the classroom. We will deal with the theme education, society and educational practice, where we highlight the educator's commitment to society. We also emphasize the importance of literacy in the acquisition of reading and other resources that can be used to awaken reading enjoyment for students. Then we will give an account of our experience as a teacher at the Antônio Ferreira da Costa Municipal School. We educators need to be examples of loving human beings, living in practice, solidarity, acceptance of the other, respect for differences, showing values within the classroom so that our students can mirror in us , even knowing that it is not easy we have to leave the comfort zone and reach that student who needs greater attention. In the face of all the dynamics experienced, it was possible to observe the development of reading, writing and textual production by students, each in a way, but always seeking learning. With the realization of this work it was evident that with the various types of existing methodologies, it is possible to capture the attention and awaken in students the search for knowledge, even if they present some deficits in learning, as was the main objective of the research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7026-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:49:21Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-16T11:49:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducador Mediadorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducator Mediatorpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectAprendizaje-
dc.subjectAlumno-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Joseane dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the teacher as a mediator in the literacy process with students with learning disabilities.pt_BR
dc.title.alternativeLa importancia del docente como mediador en el proceso de lectoescritura con alumnos con déficit de aprendizaje.-
dc.identifier.citationSILVA, Joseane dos Santos. A importância do professor como mediador no processo de alfabetização com alunos com déficit de apredizagem. 2018. 54fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEl aprendizaje es producto de la acción de los adultos o personas más experimentadas que median en el proceso de aprendizaje de los niños. En este proceso de mediación, el adulto utiliza herramientas culturales como el lenguaje y otros medios, y mucho más que ser un proceso de asimilación y acomodación, es un proceso de interiorización, en el que el alumno domina y se apropia de instrumentos culturales como los conceptos, ideas, lenguaje, habilidades y todos los demás aprendizajes posibles. El camino metodológico que guió la construcción de estas reflexiones se basó en una investigación bibliográfica, así como en prácticas pedagógicas vividas en el aula. Trataremos el tema de la educación, la sociedad y la práctica educativa, donde destacamos el compromiso del educador con la sociedad. Destacamos también la importancia de la lectoescritura en la adquisición de la lectura y otros recursos que se pueden utilizar para despertar el gusto por la lectura en los alumnos. Luego relataremos nuestra experiencia como docente en la EMEF Antônio Ferreira da Costa, ubicada en el municipio de Picuí-PB. Los educadores necesitamos ser ejemplos de seres humanos amorosos, de convivencia, en la práctica, solidarios, de aceptación del otro, de respeto a las diferencias, de valores dentro del aula para que nuestros alumnos se reflejen en nosotros, aun sabiendo que no es fácil. , tenemos que salir de nuestra zona de confort y llegar a ese alumno que más atención necesita. Frente a toda la dinámica vivida, se pudo observar el desarrollo de la lectura, escritura y producción textual por parte de los estudiantes, cada uno en una forma, pero que siempre buscaron el aprendizaje. Con la realización de este trabajo se percibió que con los diferentes tipos de metodologías existentes, se logra mantener la atención y despertar en los estudiantes la búsqueda del conocimiento, aunque presenten algún déficit en el aprendizaje, como fue el objetivo principal de esta investigación.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DOS SANTOS SILVA- TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2018.pdfJoseane dos Santos Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2018739.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.