Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
Title: O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.
Other Titles: The museum as a didactic strategy: an experience at the Curimataú Museum of Man, Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: QUEROZ., Tuany Roberta.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.
Keywords: Educação patrimonial;Ensino de história;Cidadania;Heritage education;Teaching history;Citizenship
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Tuany Roberta. O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB. 2014. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Dinamizar o ensino de história é um desafio que se apresenta diariamente em sala de aulae despertar o interesse do aluno pelo estudo da história nem sempre é tarefa fácil. A educação patrimonial pode contribuir nesse sentido instigando o aluno a reconhecer e valorizar os patrimônios históricos que constituem a memória coletiva do seu lugar. O Museu do Homem do Curimataú será utilizado nesta pesquisa como palco para a aproximação dos alunos com a história local do município de Cuité, contribuindo para a compreensão das fontes históricas a partir do seu acervo além de sensibilizar para a importância da preservação do patrimônio para a construção do saber histórico. Portanto, a realização de ações educativas no Museu do Homem do Curimataú objetiva aproximar os alunos da discussão acerca da História Local, os levando a conhecer, e a reconhecer a sua história, a história do seu lugar, a sua identidade. Contribuindo desta maneira para a construção da cidadania e atentar para a necessidade da preservação do patrimônio, através do reconhecimento da importância da participação de todos os sujeitos no processo de construção histórica.
Abstract: Dynamising the teaching of history is a challenge that shows daily in the classroom and arousing the student‟s interest by the study of history is not always easy task. The heritage education can contribute in this sense inciting student to recognize and value historical patrimony that constitute the collective memory of his/her place. The Museu do Homem do Curimataú will be used in this research as stage to approximation of students with local history of Cuité borough, contributing to comprehension of historical sources from its collection, beyond sensitizing to the importance of patrimony preservation for the construction of the historical knowledge. Therefore, the realization of educational actions in the Museu do Homem do Curimataú aims to approximate students of the discussions about local history, leading them to know and recognize his/her history, the history of his/her place, his/her identity. Contributing in this way to the citizenship construction and attempting to the necessity of the patrimony preservation beyond recognition of the importance of the participations of all subjects in the historical construction process.
Keywords: Educação patrimonial
Ensino de história
Cidadania
Heritage education
Teaching history
Citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TUANY ROBERTA QUEIROZ - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfTUANY ROBERTA QUEIROZ - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20141.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.