Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, T. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314807287886815pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/106175495951569pt_BR
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.-
dc.description.resumoDinamizar o ensino de história é um desafio que se apresenta diariamente em sala de aulae despertar o interesse do aluno pelo estudo da história nem sempre é tarefa fácil. A educação patrimonial pode contribuir nesse sentido instigando o aluno a reconhecer e valorizar os patrimônios históricos que constituem a memória coletiva do seu lugar. O Museu do Homem do Curimataú será utilizado nesta pesquisa como palco para a aproximação dos alunos com a história local do município de Cuité, contribuindo para a compreensão das fontes históricas a partir do seu acervo além de sensibilizar para a importância da preservação do patrimônio para a construção do saber histórico. Portanto, a realização de ações educativas no Museu do Homem do Curimataú objetiva aproximar os alunos da discussão acerca da História Local, os levando a conhecer, e a reconhecer a sua história, a história do seu lugar, a sua identidade. Contribuindo desta maneira para a construção da cidadania e atentar para a necessidade da preservação do patrimônio, através do reconhecimento da importância da participação de todos os sujeitos no processo de construção histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractDynamising the teaching of history is a challenge that shows daily in the classroom and arousing the student‟s interest by the study of history is not always easy task. The heritage education can contribute in this sense inciting student to recognize and value historical patrimony that constitute the collective memory of his/her place. The Museu do Homem do Curimataú will be used in this research as stage to approximation of students with local history of Cuité borough, contributing to comprehension of historical sources from its collection, beyond sensitizing to the importance of patrimony preservation for the construction of the historical knowledge. Therefore, the realization of educational actions in the Museu do Homem do Curimataú aims to approximate students of the discussions about local history, leading them to know and recognize his/her history, the history of his/her place, his/her identity. Contributing in this way to the citizenship construction and attempting to the necessity of the patrimony preservation beyond recognition of the importance of the participations of all subjects in the historical construction process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7031-
dc.date.accessioned2019-09-16T12:27:02Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-16T12:27:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectEducación patrimonial-
dc.subjectEnseñanza de la historia-
dc.subjectCiudadanía-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEROZ, Tuany Roberta.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe museum as a didactic strategy: an experience at the Curimataú Museum of Man, Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeEl museo como estrategia didáctica: una experiencia en el Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB.-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Tuany Roberta. O museu como estratégia didática: uma experiência no Museu do Homem do Curimataú, Cuité - PB. 2014. 51fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenDinamizar la enseñanza de la historia es un reto que se presenta a diario en el aula y despertar el interés del alumno por el estudio de la historia no siempre es tarea fácil. La educación patrimonial puede contribuir en este sentido, incentivando al estudiante a reconocer y valorar el patrimonio histórico que constituye la memoria colectiva de su lugar. El Museu do Homem do Curimataú será utilizado en esta investigación como escenario para acercar a los estudiantes a la historia local del municipio de Cuité, contribuyendo a la comprensión de las fuentes históricas de su colección, además de sensibilizar sobre la importancia de preservar patrimonio para la construcción del conocimiento histórico. Por lo tanto, la realización de actividades educativas en el Museu do Homem do Curimataú tiene como objetivo acercar a los estudiantes a la discusión sobre la Historia Local, llevándolos a conocer y reconocer su historia, la historia de su lugar, su identidad. Contribuyendo así a la construcción de ciudadanía y prestando atención a la necesidad de preservar el patrimonio, a través del reconocimiento de la importancia de la participación de todos los sujetos en el proceso de construcción histórica.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TUANY ROBERTA QUEIROZ - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2014 pdfTuany Roberta Queiroz - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem CES 20141.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.