Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCORDEIRO, D. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741508526874255pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Otávio Luis de.-
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, O. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568073180485131pt_BR
dc.contributor.referee1PAULA, José Carlos de Freitas.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Josivânia Marisa.-
dc.contributor.referee3LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.description.resumoNeste trabalho, utilizaram-se métodos da Química Computacional para o desenvolvimento de material didático, a partir de dados obtidos com os programas GaussView 3.0® e o Gaussian 03W®. O principal objetivo do trabalho é melhorar o rendimento do processo de ensino-aprendizagem de conceitos diretamente relacionados às reações químicas. Foram estudadas as reações de hidrogenação, hidrohalogenação e halogenação. Utilizou-se o método DFT com o funcional B3LYP e os conjuntos de base 6-31+G*, para as reações de hidrogenação, e 3-21+G*, para as reações de hidrohalogenação e halogenação. Os resultados qualitativos e quantitativos obtidos do estudo computacional das reações investigadas são consistentes com as previsões teóricas. A partir dos resultados computacionais, elaboraram-se três tutoriais informatizados, um para cada reação sob estudo, abordando diferentes aspectos: “Estruturas”, “Representação Geral”, “Cargas” e “Energias”. Os tutoriais desenvolvidos foram aplicados em aulas experimentais, na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité. As aulas foram ministradas em laboratórios de informática e em salas de aula para alunos voluntários. A prática pedagógica adotada foi constituída por cinco encontros e oito aulas de 45 minutos. A partir da utilização de questionários (pré-teste e pós-teste) foi possível analisar as concepções alternativas que os alunos possuíam sobre os conceitos abordados, bem como avaliar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do conceito de “reação química”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleUtilização da química computacional na elaboração de material didático para o ensino de reações químicas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractIn this work, Computational Chemistry methods were used to develop didactic material, from data obtained with the GaussView 3.0® and Gaussian 03W® programs. The main objective of the work is to improve the performance of the teaching-learning process of concepts directly related to chemical reactions. The hydrogenation, hydrohalogenation and halogenation reactions were studied. DFT calculations with B3LYP functional and 6-31+G* basis sets, for hydrogenation reactions, and 3-21+G* for hydrohalogenation and halogenation reactions. DFT method was used with B3LYP functional and 6-31 + G * basis sets, for hydrogenation reactions, and B3LYP/3-21+G*, for hydrohalogenation and halogenation reactions. The qualitative and quantitative results obtained from the computational study of the investigated reactions are consistent with theoretical predictions. From the computational results, three tutorials were developed, one for each studied reaction, addressing different aspects: “Structures”, “General Representation”, “Charges” and “Energies”. The developed tutorials were applied in experimental classes, in school Orlando Venâncio dos Santos (public), located in Cuité city. The classes were performed in computer labs and classrooms for student volunteers. The adopted pedagogical practice was composed of five meetings and eight classes of 45 minutes. From application of questionnaires (pretest and posttest) were possible to analyze alternative conceptions that students had about the addressed concepts, and to evaluate the improvement of teaching and learning of the concept of “chemical reaction”.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7037-
dc.date.accessioned2019-09-16T17:11:11Z-
dc.date.available2019-09-16-
dc.date.available2019-09-16T17:11:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica Computacionalpt_BR
dc.subjectMaterial didático - quimicapt_BR
dc.subjectReações químicas - material didaticopt_BR
dc.subjectComputational Chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching material - chemistrypt_BR
dc.subjectChemical reactions - teaching materialpt_BR
dc.subjectReacciones químicas - material didáctico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCORDEIRO, Diego Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUtilization of computational chemistry in the elaboration of didactic material for the teaching of chemical reactions.pt_BR
dc.title.alternativeUso de la química computacional en el desarrollo de material didáctico para la enseñanza de las reacciones químicas.-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Diego Oliveira. Utilização da química computacional na elaboração de material didático para o ensino de reações químicas. 2010. 68fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo se utilizaron métodos de Química Computacional para la elaboración de material didáctico, a partir de datos obtenidos con los programas GaussView 3.0® y Gaussian 03W®. El objetivo principal del trabajo es mejorar el rendimiento del proceso de enseñanza-aprendizaje de conceptos directamente relacionados con las reacciones químicas. Se estudiaron las reacciones de hidrogenación, hidrohalogenación y halogenación. Se utilizó el método DFT con el funcional B3LYP y los conjuntos de bases 6-31+G*, para las reacciones de hidrogenación, y 3-21+G*, para las reacciones de hidrohalogenación y halogenación. Los resultados cualitativos y cuantitativos obtenidos del estudio computacional de las reacciones investigadas son consistentes con las predicciones teóricas. A partir de los resultados computacionales se elaboraron tres tutoriales computarizados, uno para cada reacción en estudio, abordando diferentes aspectos: “Estructuras”, “Representación General”, “Cargas” y “Energías”. Las tutorías desarrolladas fueron aplicadas en clases experimentales, en la Escuela Estadual de Enseñanza Secundaria y Básica (pública) Orlando Venâncio dos Santos, ubicada en la ciudad de Cuité. Las clases se llevaron a cabo en laboratorios de computación y en aulas para estudiantes voluntarios. La práctica pedagógica adoptada consistió en cinco encuentros y ocho clases de 45 minutos. A partir del uso de cuestionarios (pretest y postest) fue posible analizar las concepciones alternativas que tenían los estudiantes sobre los conceptos abordados, así como evaluar la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje del concepto de “química”. reacción".-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO OLIVEIRA CORDEIRO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2010.pdfDiego Oliveira Cordeiro - TCC Licenciatura em Química CES 20101.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.