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Title: Estéticas da existência e sexualidade operária: discursos LGBTTTs no chão de fábrica em Campina Grande-PB (2009 -2016).
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, João Diogo Trindade Cordeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Vandiner.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MENESES, Joedna Reis de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BRAGA, Amanda Batista.
Keywords: Sexualidade;Estética da Existência;Práticas Educativas;Sexualidade Operária;Discursos LGBTTTs;Sexuality;Aesthetics of Existence;Educational Practices
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, J. D. T. C. Estéticas da existência e sexualidade operária: discursos LGBTTTs no chão de fábrica em Campina Grande-PB (2009 -2016). 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/710
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação de mestrado tem por objetivo discutir como eram vivenciadas as práticas educativas da sexualidade e as estéticas da existência a partir das narrativas orais dos operários LGBTTTs que atuavam de forma direta ou indireta no chão de fábrica da cidade de Campina Grande – PB, no período que vai de 2009 a 2016. Para costurar os corpos analisados nesse texto, dialogamos com a História do Tempo Presente a partir das narrativas de operários homoafetivos cisgêneros, assim como através de uma operária transexual e de suas memórias. Problematizamos as práticas educativas da sexualidade, como o machismo, a homofobia e a transfobia, com fins de oferecer visibilidade a sujeitos que, por representarem uma minoria historicamente excluída da sociedade, são alvos do discurso biológico. As narrativas foram interpretadas pelas tramas da História Cultural, com a metodologia da Análise do Discurso sob o prisma de Michel Foucault (1985), autor que colaborou com os conceitos sobre o dispositivo da sexualidade e estética da existência. Judith Butler (2008) se fez presente na discussão sobre o conceito de abjeto e Guacira Lopes Louro (2015) emergiu traçando uma linha tênue entre gênero e corpo. Com esses olhares teóricos, identificamos nas experiências fabris as relações entre operários masculinos e suas singularidades. Observamos as táticas para se aproximar afetivamente ou assediar sexualmente o outro, que representava a diferença de gênero e sexualidade no âmbito do trabalho. Concluímos que no cotidiano dos operários LGBTTTS percebemos as táticas de defesa para sobreviver a um ambiente impregnado por práticas discriminatórias.
Abstract: This work aimed to discuss how the educational practices of sexuality and the aesthetics of existence were experienced through the narratives of LGBTTT workers who worked directly or indirectly on factory floor. To build this operation, we dialogue with Present Time History through the narratives of homaffetive and cisgender workers, as well as a transsexual worker. We problematize the educational practices of sexuality such as male dominance, homophobia and transphobia in order to offer expression to subjects that, because they represent a minority, are historically excluded from society and targets of biological discourse. The narratives were interpreted through Cultural History with the methodology of the discourse analysis by the prism of Michel Foucault (1985), author who collaborated with the concepts on the device of sexuality and aesthetics of existence. Judith Butler (2008) was present in the discussion about the concept of abject and Guacira Lopes Louro (2015) emerged drawing a fine line between gender and body. With these theoretical views we identify in the factory experiences the relations between male workers and their singularities. We observed the tactics to approach affectively or sexually harass the other that represented the difference of gender and sexuality in the scope of the work. In the daily life of the LGBTT's workers we perceive the tactics of defense to survive an environment impregnated by discriminatory practices.
Keywords: Sexualidade
Estética da Existência
Práticas Educativas
Sexualidade Operária
Discursos LGBTTTs
Sexuality
Aesthetics of Existence
Educational Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/710
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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