Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
Title: O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
Other Titles: The theater of the oppressed as pedagogical mediation in EJA class: challenges and possibilities for the formation in solidary economy.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Ivandro Batista de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Ivandro Batista de. O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. 2013. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho discutiu-se a relação entre a educação e o teatro. O objetivo geral foi avaliar a utilização do Teatro do Oprimido nas turmas de EJA para a transmissão de princípios de economia solidaria. Para tanto, aproximamos as teorias da pedagogia do oprimido de Paulo Freire com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A metodologia do trabalho foi de caráter descritivo-exploratório, com estudo de caso e com pesquisa ação, através da aplicação de questionário. Tem-se a pedagogia do oprimido como referencial teórico baseado no dialogo, na conscientização e humanização das praticas sociais, bem como um saber referenciado no saber popular e como uma construção coletiva. O Teatro do Oprimido de Augusto Boal inspirou-se nas praticas dialógicas freireanas e se instrumentaliza da cultura como arma de luta politica pela expressão dos sujeitos e pela luta social dos excluídos. Investigamos o contexto social da EJA, como grupo social excluído. Preocupa-nos, sobretudo como transmitir valores e princípios de economia solidaria em uma sociedade hegemonicamente capitalista. De forma geral, observou-se a importância da técnica do teatro fórum e de outras técnicas do conjunto do Teatro do Oprimido, dos jogos teatrais ou modalidades do fazer teatro para uma formação, a longo prazo, em economia solidaria, como uma sugestão de melhoria social versus o capitalismo.
Abstract: In this paper we intend to discuss the relationship between education and theater. For this approach the theories of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire with the Theatre of the Oppressed by Augusto Boal. Taking the Pedagogy of the Oppressed as a theoretical based on dialogue, awareness and humanization of social practices as well as knowledge referenced in popular knowledge and as a collective. The Theater of the Oppressed by Augusto Boal inspired by the dialogical practices of Paulo Freire and is instrumentalized culture as a weapon of political struggle for the expression of social struggle and the subject of the excluded. Investigate the social context of adult education as a social group excluded. We are concerned primarily as to transmit values and principles of solidarity economy in a capitalist society hegemonically. In general, we observed the importance of technical theater forum and other techniques set the Theater of the Oppressed, games or theatrical modes of doing theater for training, long-term, economic solidarity, as a suggestion for improvement social versus capitalism.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANDRO BATISTA DE QUEIROZ - TCC EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CDSA 2013.pdf Ivandro Batista de Queiroz - TCC Educação de Jovens e Adultos CDSA 20136.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.