Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, V. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047812355787300pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1AGUIAR, José Otávio.-
dc.contributor.referee2CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.description.resumoA escrita sobre o feminino, quer seja no âmbito literário, quer seja no científico, fez parte da zona de silêncio em diversos momentos da história. Em 1975, no Ano Internacional da Mulher, Chico Buarque e Paulo Pontes escreveram uma peça intitulada Gota D’água: uma tragédia brasileira. Esta obra dava uma nova face à conhecida personagem trágica Medeia: a de Joana. Medeia de Eurípides fora representada em 431 a.c., no período clássico da Grécia Antiga. Ambas compartilharam o lugar de mulheres, estrangeiras e sábias; em meio às aproximações e distanciamentos, marcados pela escrita de diferentes dramaturgos, em contextos sociais, políticos e temporais distintos. Destarte, através da análise das representações dos modelos femininos dos escritores, da apropriação feita por Chico Buarque e Paulo Pontes e pensando que as narrativas tornam acessíveis as experiências humanas no tempo, problematizo como o amor, a dor e a vingança demonstradas nas tragédias indicam as idealizações do modelo de mulheres, os conflitos de gênero, e as condições sociais que estavam subsumidas de acordo com cada período histórico. Compreendendo como se dá, no processo da história, as rupturas e continuidades no que concerne ao feminino representado no teatro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleMulheres, estrangeiras e sábias: apropriação do feminino de Medeia em Gota d’Água.pt_BR
dc.date.issued2018-03-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/714-
dc.date.accessioned2018-05-16T21:11:45Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-16T21:11:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTragédia Gregapt_BR
dc.subjectTeatro Brasileiropt_BR
dc.subjectFeminino - Escritapt_BR
dc.subjectTragédie Grecquept_BR
dc.subjectThéâtre Brésilienpt_BR
dc.subjectFemmellept_BR
dc.subjectFemmellept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Valtyana Kelly da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, V. K. da. Mulheres, estrangeiras e sábias: apropriação do feminino de Medeia em Gota d’Água. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/714pt_BR
dc.description.resumenL'écriture sur le féminin, que ce soit dans le domaine littéraire ou scientifique, faisait partie de la zone de silence à différents moments de l'histoire. En 1975, à l'occasion de l'Année internationale de la femme, Chico Buarque et Paulo Pontes ont écrit une pièce intitulée Gota D’água: uma tragédia brasileira. Ce travail a donné un nouveau visage au personnage tragique Medeia: de la Joana. Medeia d'Euripides était représentée en 431 a.c., à l'époque classique de la Grèce antique. Tous deux partageaient la place des femmes, étrangères et sages; au milieu des approches et des distances, marquées par l'écriture de différents dramaturges, dans différents contextes sociaux, politiques et temporels. Ainsi, à travers de l'analyse des représentations des modèles féminins d'écrivains, de l'appropriation faite par Chico Buarque et Paulo Pontes, et en pensant que les récits rendent les expériences humaines accessibles à temps, je problématise comment l'amour, la douleur et la vengeance démontrent les tragédies indiquer les idéalisations du modèle féminin, les conflits de genre, et les conditions sociales qui ont été subsumés selon chaque période historique. Comprendre comment, dans le processus de l'histoire, se produisent les ruptures et les continuités féminines représentées au théâtre.-
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALTYANA KELLY DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
VALTYANA KELLY DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdfValtyana Kelly da Silva - Dissertação PPGH CH 20181.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.