Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7213
Title: Experiências e práticas pedagógicas: relatos durante o estágio supervisionado em Geografia III.
Other Titles: Pedagogical experiences and practices: Reports during the supervised internship in Geography III.
???metadata.dc.creator???: VALE, Francisca Cristiana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
Keywords: Estágio supervisionado - geografia;Práticas pedagógicas;Ensino - aprendizagem;Supervised Internship - Geography;Pedagogical Practices;Teaching - Learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VALE, Francisca Cristiana. Experiências e práticas pedagógicas: relatos durante o estágio supervisionado em Geografia III. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O estágio é uma ferramenta essencial na formação acadêmica. È fundamental pelo fato de proporcionar ao aluno um momento específico de aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de analise, reflexão e investigação, além de ajudar na construção de uma visão crítica a cerca da dinâmica das relações existentes no campo institucional. Dessa forma, essa pesquisa monográfica visa analisar as Experiências e Práticas Pedagógicas no Estágio Supervisionado em Geografia, por meio do desenvolvimento do Projeto de Estágio, cuja ótica é de contribuir para o ensino e aprendizagens dos alunos através da aplicação do projeto “Conscientização ambiental: Um passo uma conquista”. O referido projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Joaquim Ferreira, localizada no Distrito de Jurema, Baixio Ceará, a 10 km da sede do município, na turma do 9º ano no período vespertino. Essa experiência foi de grande importância, pois possibilitou a captação de novas informações, além de contribuir para uma reflexão mais crítica sobre a prática do magistério.
Abstract: The internship is an essential tool in academic education. It is the fundamental fact of providing the student with a specific learning moment, developing the capacity for analysis, reflection and research, and help build a critical view about the dynamics of relationships in the institutional field. Thus, this research aims to analyze the monographic Experiences and Pedagogical Practices in Supervised Internship in Geography, by developing the design stage, whose perspective is to contribute to teaching and student learning through the implementation of the project "Environmental awareness: A step an achievement. "This project was developed in Joaquim Ferreira Municipal School Child Elementary School, located in the District of jurema, BaixioCeará, 10 km from the county seat, in the 9th grade class in the afternoon. This way we aim to unite the academic activities in educational attitudes aiding the comprehension of contents learned in the classroom.
Keywords: Estágio supervisionado - geografia
Práticas pedagógicas
Ensino - aprendizagem
Supervised Internship - Geography
Pedagogical Practices
Teaching - Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7213
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA CRISTIANA VALE. TCC LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfFrancisca Cristiana Vale. TCC Licenciatura em Geografia. 2014.326.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.