Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTORQUATO, C. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441841724158525pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157220705775685pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumoOs debates sobre as questões ambientais mostram a necessidade da sociedade em conhecer o meio no qual está inserida. Neste sentido, está cada vez mais perceptível que os seres humanos para melhor conhecerem o ambiente que habitam, devem ser inicialmente ecologicamente alfabetizados. Nesse contexto a Educação Ambiental representa como um processo por meio do qual se constroem conhecimentos, aptidões, posturas e habilidades voltadas para a conservação do meio ambiente e a sua sustentabilidade. A escola contribui para essa construção por ser percebida como um espaço favorável para introdução de novas idéias além de desempenhar um papel significativo na construção e também nas mudanças de atitudes dos indivíduos. Tendo como foco a análise comparativa entre a percepção ambiental de alunos de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, sendo uma da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado e a outra da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, ambas localizadas na cidade de Aurora-CE, realizou-se um estudo onde se evidenciou o nível de conhecimento e a conscientização dos alunos correspondentes aos temas da educação ambiental. Foram aplicados questionários para obtenção de dados que possibilitaram a reflexão desta pesquisa. A partir das informações é possível concluir que os educandos possuem uma visão limitada a respeito da noção de alguns conceitos como o de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, por exemplo. No entanto, apresentam um significativo conhecimento e visível preocupação quanto aos problemas ambientais da comunidade local. A partir das discussões feitas no decorrer do trabalho é possível entender que avaliar a percepção ambiental dos alunos é importante para o desenvolvimento de ações educativas mais pontuais e direcionadas que culminem em resultados realmente eficazes. Essas ações têm como finalidade estimular o aluno e a sociedade a conservar e preservar as condições ideais de qualidade ambiental, além de promover a integração entre os alunos e o seu local de vivênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAvaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractDiscussions on environmental issues show the need for society to know the environment in which it operates. In this sense, it is increasingly apparent that human beings to better understand the environment they inhabit, should initially be ecologically educated. In this context environmental education is as a process by which to build knowledge, skills, attitudes and skills aimed at conservation of the environment and its sustainability. The school contributes to this construction to be perceived as a favorable place to introduce new ideas, and play a significant role in building and also the changes in attitudes of individuals. With the comparative analysis focus between environmental perception in students from two class third the average level of classes of schools, EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado and EEFM Monsenhor Vicente Bezerra, in the city of Aurora-CE, there was a study that showed the level of knowledge and awareness of students corresponding to the themes of environmental area. Questionnaires were used to obtain data that will allow for reflection of this research. From the data collected we can conclude that about the notion of concepts such as environment and sustainable development, for example, the students of the two institutions have limited vision, but the environmental problems of the local community the results show a significant knowledge and visible concern. From the discussions made in this work is possible to understand that assess the environmental perception of students is of utmost importance for the development of more specific actions aimed culminating into effective results. These actions have to stimulate students and society to conserve and preserve the ideal conditions of environmental quality, and promote the integration of students and their place of living.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7214
dc.date.accessioned2019-09-24T12:03:21Z
dc.date.available2019-09-24
dc.date.available2019-09-24T12:03:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambiental- Aurora- CEpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnvironmental Education- Aurora- CEpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectEnvironment- study and teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTORQUATO, Cicera Hildervânia.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perception assessment of a group of high school students, municipality of Aurora-CE.pt_BR
dc.identifier.citationTORQUATO, Cícera Hildervânia. Avaliação da percepção ambiental de um grupo de alunos do ensino médio, município de Aurora-CE. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA HILDERVÂNIA TORQUATO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfCícera Hildervânia Torquato. TCC. Licenciatura em Geografia 20151.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.