Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.referee2SIEBRA, Firmiana Santos Fonsêca.
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o ensino nas escolas multisseriadas, como esta pode influenciar na educação e na comunidade que está inserida. Colaborando com a realidade encontrada no meio dessas unidades escolares, e seus continentes educacionais. Como também a geografia pode influenciar no ensino e aprendizagem das séries iniciais do Fundamental I, e qual a função do professor nesse local de ensino. O objetivo é caracterizar e avaliar o ensino nas escolas multisseriadas, visando uma amplitude de conhecimento e que o professor desempenha um importante trabalho na construção de um aluno crítico e cidadão e como a aprendizagem é adquirida ao longo do tempo. A pesquisa enfoca principalmente as escolas multisseriadas, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de grande importância, como também entrevista direta com componentes da escola e as observações da realidade escolar. São vários questionamentos em torno dessas escolas, mas a todo momento no trabalho foi retomada a importância das escolas multisseriadas na comunidade rural e a influência que obtém na formação dos alunos. É uma realidade de quem reside no espaço rural, por isso a importância do estudo da contemporaneidade, passando por características das escolas multisseriadas, como também as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Para finalizarmos consideramos as observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe – PB, a relação encontrada entre professor e aluno e os desafios que o professor visualiza em sua profissão na citada escola e em salas multisseriadas, como também as metodologias que os professores desenvolvem para a formação de seus alunos. Através de toda pesquisa esboçada no tema central é necessário afirmar que as escolas multisseriadas podem agregar valor educacional na formação do aluno, como também aproximar escola e família, visando à aprendizagem dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEscolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe present work broach a subject methods of teaching at schools multiseriais how this may to influence at education and at community that is insert. Collaborating with the reality meeting in the middle of that unities schoolares, and your continents educationais. Like too the geography can to cause in the teaching and trade school of the series commence from Fundamental I, and that the function of educator in that place of teaching. The objective is to demonstrate that multiserious schools to view an amplitude of knowledge and that the teacher acquittal of one`s an important job in the construction of critique pupil and citizen and like the trade school is acquisisition in the long of the time. The search focalize principally the multiserious schools utilized oh the bibliography search of the importance like too interview direct with components of the school and the observations of the scholar reality. Various questionable are in turn from that schools, but the whole was retaking the importance of the schools in the community rural and the influence that obtain in the formation of the pupils. It is a reality of who to live (residen) in the rural space, for that very reason the importance of study of the contemporaneousness, passing for characteristics from the multiseriais schools, like too the methodology utilizable in the methods of teaching and trade school in the ambit scholar. For conclude (finished) consideration the observation realized in the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Amélia Soares de Morais, localized zone rural of the São João do Rio do Peixe - PB, the relacion of reporting joinednbetween teacher and pupil and the challenges that the teacher visualize in your profession in the summoned school and in classes multiserious, like too the methodology that the teacher development for the formation of your pupils. Through all research outlined in central theme it is necessary to state that the multiserious schools can add educational value in the education of students as well as school and family approach, aimed at learning from them.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7216
dc.date.accessioned2019-09-24T12:13:36Z
dc.date.available2019-09-24
dc.date.available2019-09-24T12:13:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolas multisseriadaspt_BR
dc.subjectEnsino - comunidade ruralpt_BR
dc.subjectComunidade rural - formação de alunospt_BR
dc.subjectAprendizagem - séries iniciaispt_BR
dc.subjectMultigrade Schoolspt_BR
dc.subjectEducation - Rural Communitypt_BR
dc.subjectRural community - Student Educationpt_BR
dc.subjectLearning - Early Gradespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITORIANO, Daiane Braga.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultigrade schools: realities and ongoing challenge.pt_BR
dc.identifier.citationVITORIANO, Daiane Braga. Escolas multisseriadas: realidades e desafio contínuo. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE BRAGA VITORIANO. TCC LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016.pdfDaiane Braga Vitoriano. TCC Licenciatura em Geografia. 2016.643.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.