Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7226
Title: Alunos resolvendo problemas envolvendo as estruturas aditivas: ideias e estratégias.
Other Titles: Students solving problems involving additive structures: ideas and strategies.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria de Fatima Souza Araujo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.
Keywords: Resolução de problemas;Estruturas aditivas;Resolução de problemas - Estratégias dos alunos;Problem solving;Additive Structures;Problem Solving - Student Strategies;Matemática - ensino;Mathematics - teaching
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria de Fatima Souza araujo. Alunos resolvendo problemas envolvendo as estruturas aditivas: ideias e estratégias. 2014. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas de alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da Cidade de Cajazeiras – PB; e como objetivos específicos, verificar como os alunos resolvem problemas envolvendo as estruturas aditivas, verificar quais as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver tais problemas e compreender as estratégias de resolução de problemas dos alunos. A resolução de problemas é um recurso no ensino da matemática que pode propiciar nos alunos uma mobilização no sentido de buscar soluções para um problema proposto, para isso torna-se necessário que esses desenvolvam determinadas estratégias, escolham uma série de passos determinados, aplicando-os a um grande número de situações, esse mecanismo vem a auxiliar a análise e a solução de situações, além de propiciar um maior raciocínio por parte do aluno para verificar se sua estratégia foi válida, possibilitando ao aluno à busca por novos conhecimentos. Esta pesquisa torna-se relevante na medida em que serve para discutir a importância de compreender as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas, assim como ampliar a visão dos professores em torno do ensino da matemática, tendo a resolução de problemas como caminho para uma aprendizagem significativa em torno dos pressupostos desta área de conhecimento, em especial as estruturas aditivas. Nesta pesquisa adotou-se como instrumento de coleta de dados a elaboração, aplicação e análise de uma atividade contendo seis situações-problema de adição e subtração, de diferentes tipos, chamados problemas de estruturas aditivas, além de questionamento acerca do caminho percorrido para se chegar ao resultado final do mesmo, a cinco alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da Cidade de Cajazeiras – PB. A partir dos dados analisados verificou-se que em problemas mais complexos, talvez aqueles menos trabalhados em sala de aula, os alunos apresentam maior dificuldade de resolução, outro ponto observado foi que os alunos em sua maioria tem em mente que todo problema matemático deve ser realizado através do algoritmo da operação, o que deixa claro que é necessário investir nos diversos tipos de problemas, além de haver uma maior reflexão acerca das estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução desses problemas.
Abstract: The present work had as main objective to analyze the strategies of problem solvingofthe additive structures in students of the 3º grade of elementary schoolfrom a state school in the City of Cajazeiras - PB;and specific objectives, verify how students solve problems involving additive structures,verify which the strategies used by students to solve such problems and understand the strategies of problem solving of the students.The problemssolvingis a resource in the teaching of mathematics in students who can propitiate a mobilization in order to seek solutions to a proposed problem,for this it is necessary that such develop strategies determined, choose a series of determined steps, applying them to a large number of situations, that mechanism comes to assist the analysis and solution of situations, besides providing a greater reasoning for part of the student to check if his strategy was valid,allowing the student to search for new knowledge.This research becomes relevant insofar as it serves to discuss the importance of understand the strategies used by students in problem solving,well as expand the vision of teachers on the teaching of mathematics,having problem solving as a path to a meaningful learning around of the assumptions this area of knowledge, especially additive structures.In this research was adopted as instrument of data collection the elaboration, application and analysis of an activity containing six problem situations of addition and subtraction, of different types,called problems of additive structures in addition to questioning about the path taken to arrive at the final result, five students in a class of 3º grade of elementary school, a public school of the City of Cajazeiras - PB.From the data analyzed it was found thatin more complex problems, perhaps those less worked in the classroom the students present greater difficulty of resolution, other point was that students in their majority have in mind that every mathematical problem must be realized through the algorithm of operation, which makes clear the need to invest in different types of problems,besides having greater reflection about the strategies used by students to solve these problems.
Keywords: Resolução de problemas
Estruturas aditivas
Resolução de problemas - Estratégias dos alunos
Problem solving
Additive Structures
Problem Solving - Student Strategies
Matemática - ensino
Mathematics - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7226
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FATIMA SOUZA ARAUJO OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMaria de Fatima Souza Araujo Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2014.590.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.