Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVERAS, R. D. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3708527640396622pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2BUENO, Ioneide Ramalho.-
dc.description.resumoA vida social moderna e o imediatismo não oportuniza a reflexão para pensar na grandeza de conseguirmos sobreviver a tantas obrigações, compromissos, deveres e tarefas a realizar. Chegar a um curso superior, com essas exigências que o mundo moderno oferece não é fácil, principalmente se o sujeito for uma mulher e esta ser casada. Dessa forma, este estudo trata sobre o percurso estudantil das mulheres casadas do Curso de Pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada e consiste em uma análise das dificuldades enfrentadas pelas mulheres casadas para concluir o curso de Pedagogia, especificamente no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus/Cajazeiras, e tem como objetivos identificar as principais motivações que levam essas mulheres a permanecerem e concluírem o curso, apontar os desafios enfrentados por essas mulheres no decorrer da vida acadêmica, considerando a inserção das mulheres na vida social e no trabalho, sua entrada nas escolas e nas universidades do Brasil, como também a questão mãe e aluna: impasses da dupla jornada. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho fundamentada em alguns autores como Priore e Bassanezi (2011), Freire (1996-1999), Beauvoir(1975) entre outros. A partir disso insurge o grande desafio para as mulheres dessa geração, que é de tentativa conciliar a carreira profissional com o trabalho doméstico, filhos e vida acadêmica, no qual se veem em uma múltipla jornada, ao mesmo tempo em que querem ser competentes em todos esses segmentos. Esta reflexão acerca do acúmulo de tarefas, torna-se relevante para a compreensão da configuração do papel da mulher moderna e da forma como ela exerce os seus direitos perante a discriminação ainda existente na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada.pt_BR
dc.date.issued2015-12-03-
dc.description.abstractModern social life and the immediacy gives opportunity no reflection to think of the greatness we can survive so many obligations, commitments, duties and tasks to be performed. Reach a higher course with these requirements that the modern world offers is not easy, especially if the subject is a woman and that being married. Thus, this study deals with the student route of married women in the course of Pedagogy of the CFP-UFCG: dilemmas and overruns of double shift and consists of an analysis of the difficulties faced by married women to complete the Faculty of Education, specifically in Centre Teacher Training of the Federal University of Campina Grande, Campus / Cajazeiras, and aims to identify the main motivations that lead these women to remain and complete the course, pointing out the challenges faced by these women during the academic life, considering the inclusion of women in social life and work, its entry in schools and universities in Brazil, as well as the issue mother and student: impasses of double shift. In this sense, from a literature review and field research as a methodology for the construction of this work based on some authors as Priore and Bassanezi (2011), Freire (1996-1999) Beauvoir (1975) among others. From that protested the great challenge for women of that generation, which is trying to reconcile professional career with the housework, children and academic life, which find themselves in a multiple journey, while they want to be competent in all these segments. This reflection on the accumulation of tasks, it is relevant to understanding the configuration of the role of modern women and the way it exercises its rights under the still existing discrimination in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7227-
dc.date.accessioned2019-09-24T15:03:25Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T15:03:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMulheres casadas - vida acadêmicapt_BR
dc.subjectPedagogia - UFCG-CFPpt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectMarried Women - Academic Lifept_BR
dc.subjectPedagogy - UFCG-CFPpt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectMulheres - jornada duplapt_BR
dc.subjectWomen - Double Journeypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVERAS, Romeria Davina Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe student career of married students of the CFP-UFCG pedagogy course: dilemmas and overcoming of the double day.pt_BR
dc.identifier.citationVERAS, Romeria Davina Vieira. O percurso estudantil de alunas casadas do curso de pedagogia do CFP-UFCG: dilemas e superações da dupla jornada. 2015. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMERIA DAVINA VIEIRA VERAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfRomeria Davina Vieira Veras. Monografia Pedagogia. CFP 2015.533.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.