Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7229
Title: O processo de inclusão sob o olhar da pedagogia social: um estudo descritivo acerca da inclusão social na FUNAD de João Pessoa-PB.
Other Titles: The process of inclusion from the perspective of social pedagogy: a descriptive study about social inclusion at FUNAD in João Pessoa-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erica Dantas da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOVIKOFF, Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Viviane Guidotti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Henrique Miguel de Lima.
Keywords: Pedagogia social;Inclusão;Pedagogia social - formação;FUNAD;Crianças com deficiência;Social pedagogy;Inclusion;Social Pedagogy - Training;Children with disabilities
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão sob o olhar da pedagogia social: um estudo descritivo acerca da inclusão social na FUNAD de João Pessoa-PB. 2018. 101f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo versa acerca do processo de inclusão sob o olhar da pedagogia social, tendo como tema a pedagogia social em âmbitos não escolares. Neste estudo precisamente aborda-se o pedagogo social e sua respectiva ação pedagógica no que se refere ao processo de inclusão social das crianças com deficiência. Objetiva-se analisar o pensar-fazer do pedagogo em uma perspectiva inclusiva da pedagogia social na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), a fim de se compreender como a intervenção pedagógica deste profissional viabiliza e contribui para a efetivação da inclusão social das crianças com deficiência. As contribuições do referido trabalho consistem-se pelo caráter inovador da pesquisa e da possibilidade que se tem de intercalar os campos de conhecimento da pedagogia social e da inclusão e, dessa forma, propiciar a construção e desenvolvimento do saber científico. Teve-se como problemática de pesquisa compreender a Pedagogia Social e sua relação com a inclusão. Portanto, a nossa pergunta de partida é: Como e por quais meios o pedagogo pensa a mediação do processo de inclusão social das crianças com deficiência fora do contexto escolar? Na sequência: Quais estratégias e recursos este profissional faz uso para que seja de fato efetivado um trabalho qualitativo e satisfatório com um público tão peculiar. Entende-se que os benefícios do estudo consiste-se em divulgar os conhecimentos das boas práticas da pedagogia social no processo de inclusão realizada na FUNAD. O estudo fundamenta-se nas dimensões de pesquisa acadêmico-científica propostas por Novikoff (2010). Vale esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao experimento qualitativo da pesquisa intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia da Paraíba: questões teórico-metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico-científico-cultural para a intervenção” da professora doutora Cristina Novikoff. Nesta perspectiva adotaram-se instrumentos testados e validados no Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Assim, para a presente pesquisa foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados em forma de questionário semi estruturado a fim de mediar o diálogo com os participantes, além de observação com diário de bordo. Os dados foram analisados por via da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Percebe-se a partir desse estudo que a Pedagogia da FUNAD, mesmo sendo fundamentada na Pedagogia Social, conforme aponta a teoria é tênue a separação da Pedagogia Escolar, especialmente em espaços em que se faz um trabalho educativo, como o da referida instituição.
Abstract: This study deals with the process of inclusion under the perspective of social pedagogy, with the theme of social pedagogy in non-school settings. This study specifically addresses the social pedagogue and its respective pedagogical action regarding the process of social inclusion of children with disabilities. The aim of this study is to analyze the pedagogues' thinking and doing in an inclusive perspective of social pedagogy at the Integrated Center for the Support of the Disabled (FUNAD), in order to understand how the pedagogical intervention of this professional facilitates and contributes to the social inclusion of children with disabilities. The contributions of this work consist of the innovative character of the research and the possibility that one has to intercalate the fields of knowledge of social pedagogy and of inclusion and, thus, to propitiate the construction and development of scientific knowledge. One has as a research problematic to understand the Social Pedagogy and its relation with the inclusion. So our starting question is: How and by what means does the pedagogue think about mediating the process of social inclusion of children with disabilities outside the school context? Following: What strategies and resources does this professional make use of so that a qualitative and satisfactory work is actually carried out with such a peculiar audience. It is understood that the benefits of the study consists of disseminating knowledge of good practices of social pedagogy in the process of inclusion held in FUNAD. The study is based on the dimensions of academic-scientific research proposed by Novikoff (2010). It is worth clarifying that the present research is linked to the qualitative experiment of the research titled "Scientific Education in the Pedagogy of Paraíba courses: theoretical-methodological and epistemological questions in the academic-scientific- cultural formation for the intervention" of research Cristina Novikoff. In this perspective, tested and validated instruments were used in the Laboratory of the Group of Studies and Research in Social Representations in / for Teacher Training - LAGERES / CNPq (2010). Thus, for the present research different instruments were used to collect data in the form of a semi structured questionnaire in order to mediate the dialogue with the participants, besides observation with logbook. The data were analyzed through content analysis (BARDIN, 2011). It can be seen from this study that the FUNAD Pedagogy, even though it is based on Social Pedagogy, as the theory points out, is a tenuous separation of School Pedagogy, especially in spaces where an educational work is done, such as that institution's.
Keywords: Pedagogia social
Inclusão
Pedagogia social - formação
FUNAD
Crianças com deficiência
Social pedagogy
Inclusion
Social Pedagogy - Training
Children with disabilities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7229
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERICA DANTAS DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfErica Dantas da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.