Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7231
Title: Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva.
Other Titles: Rural education: teaching performance facing the challenges of the multi-grade at Clarindo Luís da Silva School.
???metadata.dc.creator???: TARGINO, Micaela da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, David Luís Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Educação do campo;Multissérie;Formação docente;Escola Clarindo Luís da Silva - Sítio Quixeramobim;São José de Piranhas - PB;Field Education;Multi-Series;Clarindo Luís da Silva School - Quixeramobim Site
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TARGINO, Micaela da Silva. Educação do campo: atuação docente frente aos desafios da multissérie na Escola Clarindo Luís da Silva. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta reflexões acerca da Educação do Campo e o ensino em salas multisseriadas na Escola Clarindo Luís da Silva, localizada no Sítio Quixeramobim, município de São José de Piranhas-PB, que se encontra situado na mesorregião do Sertão Paraibano. Aborda-se, um breve histórico sobre a Educação do Campo no Brasil e observa-se que a partir dos movimentos sociais, algumas conquistas legalizadas foram alcançadas, garantindo direitos aos povos do campo. Objetiva-se discutir a partir de vivências, a realidade sobre a efetivação no processo de ensino e aprendizagem sobre a Educação do Campo, como também o ensino na multissérie e a formação inicial e/ou continuada dos professores na referida escola. Sabendo que a realidade dos povos do campo é fator primordial no processo de construção de conhecimentos e aprendizagem dos mesmos, os docentes precisam estar aptos a trabalharem esses pontos, considerando os costumes e as experiências de cada discente. Dessa maneira, parte-se do pressuposto que, existem dificuldades para os docentes atuarem nessas escolas e as políticas públicas nem sempre atendem as reais necessidades desses profissionais. Com isso, a pesquisa se caracteriza numa abordagem bibliográfica, de campo e documental, com o uso de observação e questionário atribuído a três professoras. Dessa forma, a análise de dados se deu através de gráficos. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento de outras pesquisas voltadas para o campo, principalmente para a atuação docente na multissérie.
Abstract: This research presents reflections about Field Education and teaching in multi-series rooms at the Clarindo Luís da Silva School, located in the Quixeramobim Site, São José de Piranhas- PB municipality, which is located in the meso-region of Sertão Paraibano. A brief history about Field Education in Brazil is discussed and it is observed that from the social movements, some legalized achievements were achieved, guaranteeing rights to the rural peoples. The objective is to discuss from the experiences, the reality about the effectiveness in the teaching and learning process on the Field Education, as well as the teaching in the multiseries and the initial and / or continued training of the teachers in the said school. Knowing that the reality of rural people is a primary factor in the process of knowledge construction and learning, teachers need to be able to work on these points, considering the customs and experiences of each student. In this way, it is assumed that there are difficulties for teachers to work in these schools and public policies do not always meet the real needs of these professionals. With this, the research is characterized in a bibliographical approach, field and documentary, with the use of observation and questionnaire assigned to three teachers. In this way, the data analysis was done through graphs. Finally, it is expected that this research can contribute significantly to the development of other field-oriented research, especially for the teaching performance in the multiseries.
Keywords: Educação do campo
Multissérie
Formação docente
Escola Clarindo Luís da Silva - Sítio Quixeramobim
São José de Piranhas - PB
Field Education
Multi-Series
Clarindo Luís da Silva School - Quixeramobim Site
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7231
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELA DA SILVA TARGINO. TCC LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2017.pdfMicaela da Silva Targino. TCC Licenciatura em Geografia. 2017.811.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.