Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
Title: Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
Other Titles: Games and games in the teaching-learning process in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gessyka Felix.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação infantil;Jogos e brincadeiras;Ensino - aprendizagem;Child education;Games and games;Teaching - learning;Lúdico;Ludicidade;Playfulness;Lydic
Issue Date: 5-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gessyka Felix da. Jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2017. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo monográfico aborda como temática a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, a partir da seguinte problemática: Qual a percepção de professores da Educação Infantil com relação a utilização dos jogos e brincadeiras e quais impactos causados no processo ensino- aprendizagem de crianças em sala de aula. Para respondermos o questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: analisar o entendimento de professores da Educação Infantil com relação a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras como forma de ensino que favorece o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos; destacar as formas lúdicas utilizadas em sala; identificar as principais dificuldades, elencadas pelos professores, para desenvolver um ensino envolvendo jogos e brincadeiras. Esta é uma pesquisa que trata da ludicidade enquanto estratégia pedagógica favorecedora do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com quatro professoras de escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB, a partir da utilização do instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, contendo um questionário de caracterização e cinco questões voltadas para a temática em estudo. Com a realização desse estudo acerca da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula vimos, mediante as falas das professoras que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que contribui efetivamente no desenvolvimento e habilidades das crianças por ser uma forma de aprendizagem prazerosa e menos cansativa, pois ao se posicionarem, as professoras falaram sobre suas limitações e possibilidades na utilização da ludicidade em suas práticas pedagógicas. Por fim, podemos acrescentar que a problemática e os objetivos da pesquisa foram alcançados de modo a darmos continuidade as reflexões aqui suscitadas.
Abstract: teaching-learning process in the Early Childhood Education, from the following problematic: What is the Child Education teacher‘s perception about the use of games and plays and what are the impacts caused in the teaching-learning process of children in the classroom? With the purpose to answer the questioning, we elaborated the following objectives: to analyze the understanding of Child Education teachers in relation to the use of games and plays in the classroom; to reflect the use of games and plays as a form of teaching that favors the development of students' learning; to highlight the ludic forms used in the room; to identify the main difficulties, listed by teachers, to develop a teaching involving games and plays. This is a research that works with playfulness as a pedagogical strategy that favors the teaching-learning process in the classroom. This is a qualitative research carried out with four teachers from public schools of the Cajazeiras/PB city, through the use the data collection instrument: a semi-structured interview, containing a characterization questionnaire and five questions focused on the topic in study. With the realization of this study about the use of games and plays in the classroom, we saw, through the teachers' speeches, that the ludic is a pedagogical tool that effectively contributes to development of abilities for children, being a way of pleasure learning, as well as a less tiring learning, because, when the teachers positioned themselves, they talked about their difficulties and facilities in the use of playfulness in their pedagogical practices. Finally, we can add that the problematic and the objectives of the research were achieved, in order to give continuity to the reflections raised in this work.
Keywords: Educação infantil
Jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Child education
Games and games
Teaching - learning
Lúdico
Ludicidade
Playfulness
Lydic
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7232
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESSYKA FELIZ DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfGessyka Felix da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.334.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.