Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA JUNIOR, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529075200415681pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2UHLE, Ana Rita.
dc.description.resumoMuitas discussões em torno de novas metodologias de ensino e como o professor deve atuar, diante de uma nova realidade permeada de atrativos, que dependendo de como é utilizada pelo docente atrapalham mais que ajudam a estabelecer as relações de ensino-aprendizagem, estão sempre nas mesas redondas, palestras, artigos entre outros, porém, o docente antes de ser um profissional de educação é um agente social diante dos olhos da sociedade e tem frustrações e realizações tanto no campo profissional, como no pessoal. A discussão a seguir trata justamente deste profissional e como ele está inserido dentro de uma conjuntura administrativa e educacional, ampla e complexa. O foco deste estudo é sem dúvida identificar elementos que nos ajude a perceber como o docente reage diante deste universo complexo onde ele está inserido, identificando o discurso do docente e o que o censo comum está apresentando. Farei uma breve apresentação da História da Educação no Brasil, apontando elementos históricos que culminaram na consolidação do sistema educacional que temos nos dias atuais, como funciona a conjuntura educacional do Estado da Paraíba e por fim uma coleta de dados com professores que lecionam o componente curricular de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO docente e a relação entre profissão e qualidade de vida: um estudo sobre a perspectiva do professor em relação a sua atuação pedagógica e social.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30
dc.description.abstractMany discussions about new teaching methodologies and how the teacher should act, in face of a new reality permeated with attractions, which depending on how it is used by the teacher hinder more that help establish the teaching-learning relationships, are always on the table. Rounds, lectures, articles, among others, however, the teacher before being a professional education is a social agent before the eyes of society and has frustrations and achievements in both professional and personal. The following discussion deals precisely with this professional and how he is inserted within a broad and complex administrative and educational conjuncture. The focus of this study is undoubtedly to identify elements that help us understand how the teacher reacts to this complex universe where he is inserted, identifying the teacher's discourse and what the common census is presenting. I will make a brief presentation of the History of Education in Brazil, pointing out historical elements that culminated in the consolidation of the educational system we have today, how the educational conjuncture of the State of Paraíba works and finally a data collection with teachers who teach the curriculum component. Of history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7236
dc.date.accessioned2019-09-24T16:48:33Z
dc.date.available2019-09-24
dc.date.available2019-09-24T16:48:33Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEducational systempt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectProfessionpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA JÚNIOR, Alberto Cezar da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher and the relationship between profession and quality of life: a study on the perspective of the teacher in relation to his pedagogical and social performance.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Alberto Cezar da. O docente e a relação entre profissão e qualidade de vida: um estudo sobre a perspectiva do professor em relação a sua atuação pedagógica e social. 2017. 221f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBERTO CEZAR DA SILVA JÚNIOR. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2017.pdfAlberto Cezar da Silva Júnior. TCC. Licenciatura em História.2017.7.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.