Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7236
Title: O docente e a relação entre profissão e qualidade de vida: um estudo sobre a perspectiva do professor em relação a sua atuação pedagógica e social.
Other Titles: The teacher and the relationship between profession and quality of life: a study on the perspective of the teacher in relation to his pedagogical and social performance.
???metadata.dc.creator???: SILVA JÚNIOR, Alberto Cezar da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: UHLE, Ana Rita.
Keywords: Sistema educacional;Docente;Profissão;Qualidade de vida;Educational system;Teacher;Profession;Quality of life
Issue Date: 30-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA JÚNIOR, Alberto Cezar da. O docente e a relação entre profissão e qualidade de vida: um estudo sobre a perspectiva do professor em relação a sua atuação pedagógica e social. 2017. 221f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Muitas discussões em torno de novas metodologias de ensino e como o professor deve atuar, diante de uma nova realidade permeada de atrativos, que dependendo de como é utilizada pelo docente atrapalham mais que ajudam a estabelecer as relações de ensino-aprendizagem, estão sempre nas mesas redondas, palestras, artigos entre outros, porém, o docente antes de ser um profissional de educação é um agente social diante dos olhos da sociedade e tem frustrações e realizações tanto no campo profissional, como no pessoal. A discussão a seguir trata justamente deste profissional e como ele está inserido dentro de uma conjuntura administrativa e educacional, ampla e complexa. O foco deste estudo é sem dúvida identificar elementos que nos ajude a perceber como o docente reage diante deste universo complexo onde ele está inserido, identificando o discurso do docente e o que o censo comum está apresentando. Farei uma breve apresentação da História da Educação no Brasil, apontando elementos históricos que culminaram na consolidação do sistema educacional que temos nos dias atuais, como funciona a conjuntura educacional do Estado da Paraíba e por fim uma coleta de dados com professores que lecionam o componente curricular de História.
Abstract: Many discussions about new teaching methodologies and how the teacher should act, in face of a new reality permeated with attractions, which depending on how it is used by the teacher hinder more that help establish the teaching-learning relationships, are always on the table. Rounds, lectures, articles, among others, however, the teacher before being a professional education is a social agent before the eyes of society and has frustrations and achievements in both professional and personal. The following discussion deals precisely with this professional and how he is inserted within a broad and complex administrative and educational conjuncture. The focus of this study is undoubtedly to identify elements that help us understand how the teacher reacts to this complex universe where he is inserted, identifying the teacher's discourse and what the common census is presenting. I will make a brief presentation of the History of Education in Brazil, pointing out historical elements that culminated in the consolidation of the educational system we have today, how the educational conjuncture of the State of Paraíba works and finally a data collection with teachers who teach the curriculum component. Of history.
Keywords: Sistema educacional
Docente
Profissão
Qualidade de vida
Educational system
Teacher
Profession
Quality of life
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7236
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBERTO CEZAR DA SILVA JÚNIOR. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2017.pdfAlberto Cezar da Silva Júnior. TCC. Licenciatura em História.2017.7.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.