Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632352446898254pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico intitulado Coordenador (a) Pedagógico (a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade, têm como objetivo geral discutir a ressignificação das atribuições, práticas e desafios do Coordenador Pedagógico, a fim de compreender as funções do Coordenador Pedagógico e os desafios vivenciados cotidianamente na sua profissão. Inicialmente foi desenvolvida uma pesquisa exploratória fundamentada nas contribuições teóricas dos seguintes autores Saviani (1986), Medeiros (1987), Rangel (2001), Salvador (2012), Libanêo (2004), Freire (1996), Fonseca (2001). No segundo momento foi realizada uma pesquisa de campo com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos de 4 (quatro) escolas Municipais da Cidade de Poço Dantas-PB. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 07 (sete) questões. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelos Coordenadores Pedagógicos como excesso de atribuições, professores que resistem a ideias de mudança e inovação, a projetos, falta de motivação e de participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos, entre outras. Essa situação aponta a importância da clareza da função do Coordenador Pedagógico na escola, como também a necessidade de sua formação contínua e apoio pedagógico da direção escolar, para que todos juntos possibilitem a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCoordenador (a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade.pt_BR
dc.date.issued2017-09-05-
dc.description.abstractThis monographic work, titled Resignifications of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in the current days, aims to discuss about the resignification of practices, attributions and competences of the Pedagogical Coordinator in order to understand the Pedagogical Coordinator’s functions and the challenges experienced daily in his profession. Initially, an exploratory research was developed based on the theoretical contributions of authors such as SAVIANI (1986), MEDEIROS (1987), RANGEL (2001), SALVADOR (2012), LIBANEO (2004), FREIRE (1996), FONSECA (2001). In the second moment, a field research was carried out with 4 (four) Pedagogical Coordinators from 4 (four) Municipal Schools of the Poço Dantas-PB city. In the data collection, a semi- structured interview was used as instrument, it was composed by 07 (seven) questions, attached to the work. The results pointed out the many difficulties experienced by the Pedagogical Coordinators, such as excess of attributions, teachers who resist ideas and projects, lack of both motivation and participation of parents and/or the person responsible for the students, among others. This situation points to the importance of clarity of the Pedagogical Coordinator’s function at school, as well as the necessity of his continuous training and pedagogical support by school direction, so that all people together enable the construction of new knowledge to face the challenges of the educational practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7238-
dc.date.accessioned2019-09-24T16:54:10Z-
dc.date.available2019-09-24-
dc.date.available2019-09-24T16:54:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectAtribuições do coordenadorpt_BR
dc.subjectAssignments of Coordinatedpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectCoordinator Assignmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Mickaelle Maria da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical coordinator: attributions, practices and challenges in contemporary times.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mickaelle Maria da. Coordenador(a) pedagógico(a): atribuições, práticas e os desafios na contemporaneidade. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICKAELLE MARIA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMickaelle Maria da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.940.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.