Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2ANSELMO, Maria Glória Vieira.
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor crispim Coelho. Para que o nosso objetivo fosse alcançado, recorremos a pesquisas bibliográficas, bem como a metodologias desenvolvidas para a escola, após a aplicação de um questionário pré-elaborado pelo então coordenador de área Ms. Aldo Oliveira, que nos designou a aplica-los nos alunos das turmas do 8º e 9º ano B do ensino fundamental, turno da tarde e na comunidade ao entorno da escola. A aplicação desses questionários teve duração de dois dias e a partir do diagnóstico feito posteriormente as respostas fomentadas nos questionários, elaborarmos metodologias que viessem a contribuir para um aprendizado satisfatório no ensino de Geografia, tais como o uso da música, de filmes, maquetes e cartazes, que resultaram em ações elencadas para melhoria no aprendizado dos alunos, construindo os saberes e ampliando a participação destes durante a ministração das aulas. Nossa participação ocorreu entre os meses de Março de 2014 a Maio de 2016, período em que fizemos parte do projeto, na referida escola, lograda no município de Cajazeiras, mesorregião do sertão da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA geografia escolar no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe present work is about the contributions of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID) for the quality of the teaching and learning process in the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Crispim. In order to achieve our goal, we used bibliographical research as well as methodologies developed for the school, after the application of a questionnaire pre-elaborated by the then area coordinator Ms. Aldo Oliveira, who assigned us to apply them in the students Of the classes of 8th and 9th grade B elementary school, afternoon shift and in the community around the school. The application of these questionnaires lasted two days and from the diagnosis made later the responses fomented in the questionnaires, we elaborated methodologies that would contribute to a satisfactory learning in the teaching of Geography, such as the use of music, films, models and posters , Which resulted in actions aimed at improving students' learning, building the knowledge and increasing their participation during the lessons administration. Our participation took place between the months of March 2014 and May 2016, during which time we were part of the project, in the said school, located in the municipality of Cajazeiras, mesoregion of the sertão of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7245
dc.date.accessioned2019-09-24T17:56:40Z
dc.date.available2019-09-24
dc.date.available2019-09-24T17:56:40Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino - Geografiapt_BR
dc.subjectEstágio - docênciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching - Geographypt_BR
dc.subjectInternship - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Maria Lucine Rocha.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool geography within the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), at the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Maria Lucine Rocha. A geografia no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, município de Cajazeiras-PB. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUCINE ROCHA TAVARES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2017.pdfMaria Lucine Rocha Tavares. TCC. Licenciatura em Geografia. 2017.867.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.