Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265
Title: Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015.
Other Titles: National High School Exam - ENEM and History course questions 2010-2015.
???metadata.dc.creator???: TRIGUEIRO, Francisca Nonato.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Leonardo Bruno.
Keywords: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio;História - avaliação;Seleção de alunos;ENEM - National High School Exam;History - Evaluation;Student Selection
Issue Date: 10-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRIGUEIRO, Francisca Nonato. Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM e as questões da disciplina de História em 2010-2015. 2016. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa pretende analisar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e fundamentado nos princípios estabelecidos na LDB/1996 e incorporado na Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998 do Ministério da Educação e do Desporto (MEC). Para tanto, o foco da pesquisa é analisar as questões referentes à disciplina de História presentes no ENEM de 2010 a 2015. O recorte temporal se deu porque em 2010, três das maiores universidades públicas da Paraíba aderiram ao ENEM, integralmente ou parcialmente, como sistema de avaliação para o ingresso em seus cursos. A pesquisa pretende então analisar como o ENEM foi pensado, as implicações acerca de sua produção, os impactos de sua execução na educação e o que significa ser um sistema avaliativo no contexto neoliberal. Neste sentido, os documentos utilizados para a pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as provas da disciplina de História do ENEM dos anos de 2010 a 2015. Analisamos, especialmente, as questões de História das provas que corresponderam ao período proposto, problematizando as possíveis mudanças e continuidades na proposta do ENEM.
Abstract: This research aims to analyze the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), created and based on the principles established in the LDB/1996 and incorporated in Ordinance No. 438 of 28 May 1998 of the Ministério da Educação e Desportos (MEC). Therefore, the focus of the research is to analyze matters relating to the discipline of History present in ENEM 2010 to 2015. This is the time frame because in 2010 three of the largest public universities in the State of Paraíba joined the ENEM, fully or partially, as an evaluation system for entry into their courses. The research aims to analyze how the ENEM was thought, the implications about its production, the impact of their implementation in education and what it means to be an evaluation system in the neoliberal context. In this sense, the documents used for the research were the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) and the History tests of ENEM in the years 2010 to 2015. We analyzed especially the History tests which corresponded to the proposed period, discussing the possible changes and continuities in the proposed ENEM.
Keywords: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
História - avaliação
Seleção de alunos
ENEM - National High School Exam
History - Evaluation
Student Selection
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7265
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA NONATO TRIGUEIRO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2016.pdfFrancisca Nonato Trigueiro. TCC. Licenciatura Plena em História. 2016.1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.