Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
Title: Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
Other Titles: Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion.
???metadata.dc.creator???: TEMOTEO, Tânia de Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Educação inclusiva - Cajazeiras - PB;Educação especial;Escola;Professores;Inclusive Education - Cajazeiras - PB;Special Education;School;Teachers
Issue Date: 5-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.
Abstract: This monograph aims to analyze the development of special education as a modality of Inclusive Education in a school of the State System of Education of the city of Cajazeiras-PB, bringing as the main reason the curiosity to know how teachers manage classes to students with disabilities, the faced difficulties and if they have adequate training and support. We also aimed to verify if there is adequate equipment to treat these students and the support they need for more effective learning. In the research, we used a self-applicable questionnaire with three teachers who deal in their classes with some student with special needs, in trying to understand their teaching practices. As a result, we realize the absence of teacher training in dealing with these students in a large class and the importance of the support of the Specialized Educational Treatment Classroom in the development of learning of these students.
Keywords: Educação inclusiva - Cajazeiras - PB
Educação especial
Escola
Professores
Inclusive Education - Cajazeiras - PB
Special Education
School
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÂNIA DE LIRA TEMOTEO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2015.pdfTânia de Lira Temoteo. TCC. Licenciatura Plena em História. 2015. 400.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.