Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTEMOTEO, T. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656060082783557pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.pt_BR
dc.date.issued2015-03-05
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the development of special education as a modality of Inclusive Education in a school of the State System of Education of the city of Cajazeiras-PB, bringing as the main reason the curiosity to know how teachers manage classes to students with disabilities, the faced difficulties and if they have adequate training and support. We also aimed to verify if there is adequate equipment to treat these students and the support they need for more effective learning. In the research, we used a self-applicable questionnaire with three teachers who deal in their classes with some student with special needs, in trying to understand their teaching practices. As a result, we realize the absence of teacher training in dealing with these students in a large class and the importance of the support of the Specialized Educational Treatment Classroom in the development of learning of these students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
dc.date.accessioned2019-09-25T11:27:41Z
dc.date.available2019-09-25
dc.date.available2019-09-25T11:27:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectInclusive Education - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTEMOTEO, Tânia de Lira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationTEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÂNIA DE LIRA TEMOTEO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2015.pdfTânia de Lira Temoteo. TCC. Licenciatura Plena em História. 2015. 400.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.