Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7278
Title: Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores.
Other Titles: Curriculum environmentalization: critical analysis of pedagogical projects in different teacher training courses.
???metadata.dc.creator???: TELES, Maiane Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Flávio Lourenço de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Pedro José Aleixo dos.
Keywords: Interdisciplinaridade;Crise ambiental;Sustentabilidade;Projetos pedagógicos;Interdisciplinarity;Environmental Crisis;Sustainability;Pedagogical Projects
Issue Date: 24-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TELES, Maiane Lima. Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Decorrente de ações antrópicas, surge à multifacetada crise ambiental. A EA dissemina conhecimentos acerca da conservação e sustentabilidade ambiental, apresentando-se como alternativa apta a mitigar seus efeitos. O presente estudo, se propôs analisar a ambientalização curricular dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG, através dos seus respectivos PPCs, ou seja, a inclusão de valores sociais/éticos/estéticos /ambientais, visando diligenciar a interdisciplinaridade e a EA nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a bagagem acadêmica ofertada aos docentes em formação, sobretudo, na proposta da EA e seu desafio de requerer uma práxis cuidadosamente planejada. O diagnóstico, como esperado, revelou uma AC nos cursos vinculados a UACEN e UNAGEO, cursos afins da área ambiental e ausência da AC nos demais cursos, apesar de seus PPCs estarem em concordância com os princípios estabelecidos pela PNEA.
Abstract: Due to anthropogenic actions, the multifaceted environmental crisis arises. E.E. disseminates knowledge about conservation and environmental sustainability, presenting itself as an alternative capable of mitigating its effects. The aim of this study was to analyze the curricular freshening of CFP / UFCG undergraduate courses through their respective PPCs, that is, the inclusion of social / ethical / aesthetic / environmental values, aiming at interdisciplinarity and EE in the knowledge. Considering the academic baggage offered to teachers in training, especially in the EA proposal and its challenge of requiring a carefully planned praxis. The diagnosis, as expected, revealed a CA in the courses linked to UACEN and UNAGEO, related courses in the environmental area and absence of CA in other courses, although their PPCs are in accordance with the principles established by the PNEA.
Keywords: Interdisciplinaridade
Crise ambiental
Sustentabilidade
Projetos pedagógicos
Interdisciplinarity
Environmental Crisis
Sustainability
Pedagogical Projects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7278
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE LIMA TELES. TCC. LICENCIATUA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfMaiane Lima Teles. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.568.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.