Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTELES, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792208780782456pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Flávio Lourenço de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7977691435197506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.-
dc.contributor.advisor-co1IDCAVALCANTE, L. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352774674727795pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Pedro José Aleixo dos.-
dc.description.resumoDecorrente de ações antrópicas, surge à multifacetada crise ambiental. A EA dissemina conhecimentos acerca da conservação e sustentabilidade ambiental, apresentando-se como alternativa apta a mitigar seus efeitos. O presente estudo, se propôs analisar a ambientalização curricular dos cursos de licenciatura do CFP/UFCG, através dos seus respectivos PPCs, ou seja, a inclusão de valores sociais/éticos/estéticos /ambientais, visando diligenciar a interdisciplinaridade e a EA nas diversas áreas do conhecimento. Considerando a bagagem acadêmica ofertada aos docentes em formação, sobretudo, na proposta da EA e seu desafio de requerer uma práxis cuidadosamente planejada. O diagnóstico, como esperado, revelou uma AC nos cursos vinculados a UACEN e UNAGEO, cursos afins da área ambiental e ausência da AC nos demais cursos, apesar de seus PPCs estarem em concordância com os princípios estabelecidos pela PNEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleAmbientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores.pt_BR
dc.date.issued2018-09-24-
dc.description.abstractDue to anthropogenic actions, the multifaceted environmental crisis arises. E.E. disseminates knowledge about conservation and environmental sustainability, presenting itself as an alternative capable of mitigating its effects. The aim of this study was to analyze the curricular freshening of CFP / UFCG undergraduate courses through their respective PPCs, that is, the inclusion of social / ethical / aesthetic / environmental values, aiming at interdisciplinarity and EE in the knowledge. Considering the academic baggage offered to teachers in training, especially in the EA proposal and its challenge of requiring a carefully planned praxis. The diagnosis, as expected, revealed a CA in the courses linked to UACEN and UNAGEO, related courses in the environmental area and absence of CA in other courses, although their PPCs are in accordance with the principles established by the PNEA.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7278-
dc.date.accessioned2019-09-25T12:07:03Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-25T12:07:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCrise ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectProjetos pedagógicospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectEnvironmental Crisispt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectPedagogical Projectspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTELES, Maiane Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurriculum environmentalization: critical analysis of pedagogical projects in different teacher training courses.pt_BR
dc.identifier.citationTELES, Maiane Lima. Ambientalização curricular: análise crítica dos projetos pedagógicos em diferentes cursos de formação de professores. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE LIMA TELES. TCC. LICENCIATUA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfMaiane Lima Teles. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.568.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.