Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7290
Title: Cinética química: análise de livros didáticos de química do PNLD 2018.
Other Titles: Chemical kinetics: analysis of PNLD 2018 chemistry textbooks.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALES, Luciano Leal de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Egle Katarinne Souza.
Keywords: Ensino de química;Cinética química;Livro didático;Chemistry teaching;Chemical kinetics;Textbook
Issue Date: 17-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos. Cinética química: análise de livros didáticos de química do PNLD 2018. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático é uma ferramenta utilizada para o ensino há vários anos, tendo a função de proporcionar auxilio e suporte ao que fazem uso dessa ferramenta. No ensino de química essa ferramenta passou a ser utilizada há pouco tempo, mas vem sendo bastante estuda para que seja aperfeiçoada e tenha uma eficácia ainda maior com relação a sua função, alguns critérios podem ser observados nos livros didáticos de química atuais. O presente trabalho tem como objetivo analisar quais os principais critérios tratados nos livros didáticos de química sobre o conteúdo de cinética química e se esse são suficientes para a promoção de uma aprendizagem de qualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Sendo assim foram analisados, a contextualização histórica dos conteúdos, a presença de imagens/figuras/gravuras, os experimentos práticos apresentados, se os exercícios propostos são baseados em ENEM/vestibulares e a presença de analogia/contextualização com o cotidiano dos alunos. Desta forma, depois dos seis livros que constam no Guia do PNLD 2018 serem analisados, os resultados mostram que quase todos os critérios analisados são contemplados nos 6 livros didáticos, porém, alguns ainda um pouco deficiente. Foi possível concluir então, que os livros didáticos atuais buscam uma melhoria através de vários critérios para promover uma boa aprendizagem.
Abstract: The textbook is a tool used for teaching for several years, with the function of providing help and support to those who make use of this tool. In chemistry teaching this tool has been used for a short time, but has been studied enough to be improved and has an even greater effectiveness in relation to its function, some criteria can be observed in the current textbooks of chemistry. The present work aims to analyze the main criteria discussed in the textbooks of chemistry on the content of chemical kinetics and whether these are sufficient for the promotion of quality learning. It is a qualitative and descriptive bibliographical research. Thus, the historical contextualization of contents, the presence of images / figures / engravings, the practical experiments presented, if the exercises proposed are based on ENEM / vestibular and the presence of analogy / contextualization with the students' daily life. In this way, after the six books in the PNLD 2018 Guide are analyzed, the results show that almost all the criteria analyzed are covered in the 6 textbooks, but some are still a little deficient. It was possible to conclude then that the current textbooks seek an improvement through several criteria to promote a good learning.
Keywords: Ensino de química
Cinética química
Livro didático
Chemistry teaching
Chemical kinetics
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7290
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
MARIA GERLÂNE LEMOS BARBOSA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.