Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7293
Title: A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais da educação fundamental.
Other Titles: Children's literature as a methodological resource for the teaching and learning of mathematics in the early years of elementary education.
???metadata.dc.creator???: BERNARDINO, Maria da Conceição Pontes Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BORBA, Valéria Maria de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Luisa de Marilac Ramos.
Keywords: Matemática - ensino;Literatura infantil;Leitura;Ensino fundamental;Mathematics - teaching;Children's literature;Reading;Elementary School
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BERNARDINO, Maria da Conceição Pontes Pereira. A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais da educação fundamental. 2014. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre a literatura infantil e o ensino da matemática nos anos iniciais da Educação Fundamental e como objetivos específicos: identificar como o professor utiliza a literatura infantil no ensino da matemática; verificar se os conteúdos das histórias infantis estabelecem uma relação com o ensino da matemática, e compreender se há mudanças na prática do professor a partir de orientação para trabalhar a relação literatura infantil e matemática. As discussões sobre o ensino da matemática teve início no período pós-guerra, quando se expandiu a revolução industrial, na medida em que a sociedade ia se industrializando, ia se ampliando também a necessidade de se aprimorar o ensino da matemática. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Martins (2007, p. 16) afirma que “a leitura não consiste apenas em ler palavras”, mas, deve-se fazer a compreensão da palavra lida, dentro de um contexto. Portanto é necessário compreender o contexto sociocultural em que uma mensagem é vinculada e efetivamente atribuir sentido ao que a criança lê. É importante salientar que o ensino da matemática em conexão com a literatura infantil, proporciona aos alunos o gosto de aprender essa disciplina e mais, desperta o interesse pela aprendizagem. A criança aprende quando encontra significado naquilo que lhe é ensinado. Participaram do estudo, uma professora e seus alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Cajazeiras. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de uma pauta de observação de sala de aula, na qual a professora trabalhou com o livro “Os problemas da família Gorgonzola” de Eva Furnari. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Como procedimentos de coleta de dados foram realizadas observações no período de novembro a dezembro de 2013. Os resultados foram obtidos através das análises de categorias tais como – a relação aluno/conteúdo, professor/aluno, aluno/aluno, professor/conhecimento. Dessa forma, foi possível identificar uma forte relação entre a literatura infantil e a matemática, demonstrada pela mobilização dos alunos para uma aprendizagem prazerosa e significativa considerando o envolvimento destes na tentativa de resolver os problemas propostos pelo livro supracitado. As atividades estimularam- nos à abordar a matemática como uma área de conhecimento que capacita-nos a questionar, levantar hipóteses, aprender novos conceitos e aprimorar conceitos já aprendidos. Essa prática metodológica proporciona aos professores, não só a pensarem a matemática a partir de um novo olhar, mas buscar diferentes possibilidades de integração dos conteúdos matemáticos.
Abstract: This research has as main objective to analyze the relationship between children's literature and the teaching of mathematics in the early years of elementary education and specific objectives: to identify how the teacher uses children's literature in mathematics education; check whether the contents of children's stories establish a relationship with the teaching of mathematics, and understand if there are changes in teacher practice guidance from the relationship to work and child mathematics literature. Discussions about teaching mathematics began in the postwar period, when it expanded the industrial revolution, to the extent that society would industrializing, was also expanding the need to improve the teaching of mathematics. Develop interest and the habit of reading is an ongoing process that starts early, at home, perfected in school and continues throughout life. Martins (2007, p. 16) states that "reading is not just reading words," but should make understanding the spoken word, in context. Therefore it is necessary to understand the sociocultural context in which a message is effectively linked and assign meaning to what the child reads. Importantly, the teaching of mathematics in connection with children's literature, provides students with a taste for learning this discipline and more, arouses interest in learning. The child learns when he finds meaning in what he is taught. Participated in the study, a teacher and his students in a class of 3rd grade of elementary school in a private school in the city of Cajazeiras. The survey data were collected from a list of classroom observation, in which the teacher worked with the book "The problems of Gorgonzola family" Eva Furnari. Data were analyzed qualitatively. And procedures for data collection were accomplished in the period November-December 2013 The results were obtained from analyzes of categories such as - the relationship pupil / content, teacher / student, student / student, teacher / knowledge. Thus, it was possible to identify a strong relationship between children's literature and mathematics, demonstrated by the mobilization of students for a pleasurable and meaningful learning considering their involvement in trying to solve the problems posed by the aforementioned book. The activities encouraged us to approach mathematics as an area of knowledge that enables us to question, hypotheses, learning new concepts and refine concepts already learned. This methodological practice gives teachers, not only to think about the math from a new look, but pursue different possibilities for integration of mathematical content.
Keywords: Matemática - ensino
Literatura infantil
Leitura
Ensino fundamental
Mathematics - teaching
Children's literature
Reading
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7293
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA CONCEIÇÃO PONTES PEREIRA BERNADINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMaria da Conceição Pontes Pereira Bernardino. Monografia Pedagogia. CFP 2014.392.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.