Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. K. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449619568967310pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.referee2GARCIA, Carlos Alberto.-
dc.description.resumoA educação ambiental entende a relação educativa da natureza com o homem e o integra a natureza a partir de práticas de sustentabilidade e também preservação do meio ambiente. A compreensão dos problemas ambientais e a ação diante deles requerem dos cidadãos uma atitude ecológica que se constrói não apenas com conteúdo e informações, mas com processos de formação do sujeito humano. Logo, este trabalho vem propor uma experiência de práticas educacionais junto aos idosos do município de Cuité-PB, com o objetivo de sensibilizá-los para a preservação ambiental a partir de atividades interdisciplinares envolvendo elementos da natureza e da cultura. Estas ações foram planejadas a fim de estimular nos idosos uma visão crítica sobre os problemas ambientais. A educação ambiental com idosos possui um importante significado, pois permite incluí-los na discussão da problemática atual ao mesmo tempo em que comporta suas experiências vividas. Os temas escolhidos foram plantas, lixo e água por se tratarem de grandes temas da educação ambiental e de fácil relação com o cotidiano. Os resultados mostram que é possível, fazer educação ambiental com idosos, há participação e interesse. Há relatos que apontam os idosos como bons multiplicadores de saberes em suas casas e vizinhança através de conversas e também com atitudes de preservação. Por fim, há necessidade que o tema seja mais trabalhado com o público idoso e que eles sejam inseridos nessa discussão como agentes capazes de multiplicar o saber e promover novas posturas diante das relações entre as pessoas e a natureza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleEducação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe environmental education understands the educational relationship of nature with man the integrates nature from practices of sustainability and also preservation of the environment. The understanding of environmental problems and action before them requires an ecological attitude of the citizens, which is built not only with content and information, but with processes of formation of the human subject. Therefore, this work proposes an experience of educational practices among the elderly in the municipality of Cuité-PB, with the objective of sensitizing them to environmental preservation through interdisciplinary activities involving elements of nature and culture. These actions were designed to stimulate critical thinking about environmental problems in the elderly. Environmental education with the elderly has an important meaning, since it allows them to be included in the discussion of the current problematic while at the same time embodying their lived experiences. The themes chosen were plants, garbage and water because they are great themes of environmental education and easy to relate to everyday life. The results show that it is possible to do environmental education with the elderly, there is participation and interest. There are reports that the elderly people are good multipliers of knowledge in their homes and neighborhoods through conversations and also with attitudes of preservation. Finally, it is necessary that the theme be more worked with the elderly public and that they be inserted in this discussion as agents able to multiply the knowledge and to promote new postures before the relations between the people and the nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7300-
dc.date.accessioned2019-09-25T15:13:27Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-25T15:13:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectTerceira Idadept_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectEnvironmental preservationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectElderlypt_BR
dc.subjectThird Agept_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.subjectPreservación del medio ambiente-
dc.subjectPrácticas pedagógicas-
dc.subjectPersonas mayores-
dc.subjectTercera edad-
dc.subjectInclusión social-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gisliane Kallyne de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at the best age: an experience in the city of Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental en la mejor edad: una experiencia en la ciudad de Cuité-PB.-
dc.identifier.citationSILVA, Gisliane Kallyne de Lima. Educação ambiental na melhor idade: uma experiência no município de Cuité-PB. 2017. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLa educación ambiental comprende la relación educativa de la naturaleza con el hombre y lo integra con la naturaleza a partir de prácticas de sustentabilidad y también de preservación del medio ambiente. Comprender los problemas ambientales y actuar frente a ellos requiere de los ciudadanos una actitud ecológica que se construye no solo con contenidos e información, sino con procesos de formación del sujeto humano. Por lo tanto, este trabajo propone una experiencia de prácticas educativas con ancianos en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de sensibilizarlos para la preservación ambiental a partir de actividades interdisciplinarias que involucren elementos de la naturaleza y la cultura. Estas acciones fueron planificadas con el fin de incentivar a los ancianos a tener una visión crítica de los problemas ambientales. La educación ambiental con los ancianos tiene un significado importante, ya que les permite ser incluidos en la discusión del problema actual al mismo tiempo que incluye sus experiencias vividas. Los temas elegidos fueron las plantas, la basura y el agua por ser temas importantes de la educación ambiental y fáciles de relacionar con la vida cotidiana. Los resultados muestran que es posible hacer educación ambiental con los adultos mayores, hay participación e interés. Hay relatos que señalan a los ancianos como buenos multiplicadores de conocimientos en sus hogares y barrios a través de conversaciones y también con actitudes de preservación. Finalmente, existe la necesidad de trabajar más el tema con el público adulto mayor y que sean incluidos en esta discusión como agentes capaces de multiplicar conocimientos y promover nuevas actitudes frente a la relación entre las personas y la naturaleza.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLIANE KALLYNE DE LIMA SILVA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfGisliane Kallyne de Lima Silva - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017955.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.