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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.referee2SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.description.resumoA formação do professor na perspectiva de educação inclusiva para educação de surdos é relevante porque contribui no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo que ingressa na escola regular. A pesquisa se estruturou diante da reflexão sobre a importância do oferecimento de formações de professores para lidar com os estudantes surdos para que possam se utilizar da língua de sinais como instrumento de comunicação e afirmação da identidade da pessoa surda e, assim, oferecer uma educação para as pessoas surdas baseada na modalidade bilíngue. Tendo presente esses aspectos foram realizadas buscas junto às leis que auxiliaram na construção do aporte teórico, tais como o Decreto nº 5.626/05 que regulamenta o acesso das pessoas surdas à educação, como também a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96 (BRASIL, 1996), Plano Nacional de Educação (2014) assim como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A partir das bases legais e de autores como Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998), foi possível perceber os desafios enfrentados desde a formação do professor até a sala de aula, devido à falta de informação e formação que atenda as necessidades dos estudantes, e como consequência, essa formação incide diretamente no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo até para interagir com o interprete. Realizamos uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do estado do Ceará, órgão público responsável direto pelo processo educativo do município. Também foi aplicado um questionário para saber se a Secretaria do Municipal de Educação do município oferecia formações aos professores que desse suporte para o ensino de alunos surdos, os sujeitos da pesquisa foram o secretario de Educação e a coordenadora de formações. A pesquisa revelou que não há oferta de formações para os professores do município voltadas para a educação de surdos, o que reflete, negativamente, na prática pedagógica dos professores voltada para o processo de escolarização dos estudantes surdos nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA importância da formação do professor para a educação de alunos surdos em uma cidade de estado do Ceará.pt_BR
dc.date.issued2018-08-02
dc.description.abstractTeacher training in the perspective of inclusion for deaf education is relevant because contributes aid in the teaching and learning process of the deaf student entering the regular school. This research is structured lightened by reflecting on the importance of offering teacher training to deal with deaf students so that they can use sign language as an instrument of communication and affirmation of the deaf person identity and, thus, offer an education for deaf people based on bilingual modality. Taking these aspects into account, laws that helped to build the theoretical framework were searched, such as the Decree No. 5,626 / 05, which regulates deaf people's access to education, as well as the Brazilian Federal Constitution (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96, Plano Nacional de Educação (2014) as well as the a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). From the legal bases and authors such as Skliar (2001), Strobel (2008), Novaes (2010), Slomsk (2010), Dorziat (2011), Lima (2011), Mantoan (1998) it was possible to realize the challenges faced by teachers from teacher education to the classroom, due to the lack of information and training that meets the students needs, and as a consequence, this insufficient training affects directly the deaf student process of teaching and learning, turning difficult even the interaction between him/her and the interpreter. We carried out a literature review and a field research with a qualitative approach. The locus of the research was the Municipal Department of Education of a city in the state of Ceará, a public agency directly responsible for the educational process in the city. A questionnaire was also applied to know if the city Municipal Department of Education offered to teachers training that provided support for teaching deaf students, the subjects of the research were the Secretary of Education and the formation coordinator. The research results revealed that, in this city, there is no offer of training for teachers focused on the deaf people education, which reflects, negatively, on the pedagogical practice of teachers regarding the schooling process of deaf students in schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7307
dc.date.accessioned2019-09-25T16:10:15Z
dc.date.available2019-09-25
dc.date.available2019-09-25T16:10:15Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectDeaf Studentspt_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Maria Luana Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of teacher education for the education of deaf students in a city of Ceará state.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Luana Araújo. A importância da formação de professores para a educação de alunos surdos em uma cidade do estado do Ceará. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

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MARIA LUANA ARAÚJO VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfMaria Luana Araújo Vieira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.1.03 MBAdobe PDFView/Open


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