Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/731
Title: Evapotranspiração da cultura do gergelin irrigada na região da Chapada do Apodi - RN.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Alécio Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Pedro Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Carlos Antonio Costa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SABOYA, Luciano Marcello Fallé.
Keywords: Evapotranspiração;Cultura do gergelim;Chapada do Apodi-RN;Coeficiente de cultivo;Coefficient of cultivation;Sesame Culture;Evapotranspiration
Issue Date: 13-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, A. R. Evapotranspiração da cultura do gergelim irrigada na região da chapada do Apodi-RN. 2016. 55 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O experimento foi realizado na Chapada do Apodi, a oeste do Rio Grande do Norte, na estação experimental da EMPARN - Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, localizada no município de Apodi -RN. O objetivo da pesquisa foi determinar as necessidades hídricas do gergelim irrigado (Sesamum indicum L.), cultivar BRS ANAHÍ. Foi conduzido durante a estação seca do ano de 2015, entre os meses de agosto, setembro e outubro. Uma torre micrometeorológica instalada na área de cultivo abrigou os seguintes instrumentos para determinação dos componentes do balanço de energia: um saldo radiômetro, dois piranômetros, dois psicrômetros, dois fluxímetros, dois anemômetros e um datalogger. Na estimativa da necessidade hídrica da cultura foi empregado o método do balanço de energia baseado na razão de Bowen (BREB). A evapotranspiração da cultura (ETc) e o coeficiente de cultivo (Kc) foram obtidas para as condições climáticas da Chapada do Apodi. A evapotranspiração de referência (ET0) foi estimada pelo método de Penman-Monteith utilizando os dados meteorológicos, obtidos na estação automática do INMET, em Apodi-RN. Os resultados evidenciam que, em relação ao saldo de radiação (Rn), os fluxos de calor latente (LE), calor sensível (H) e calor no solo (G) corresponderam a 81,3%, 17,7% e 0,4%, respectivamente. Com a evolução da cobertura do solo pela cultura a fração do saldo de radiação utilizada como fluxo de calor latente aumentou, enquanto que aquela utilizada como fluxo de calor sensível diminuiu. A ETc acumulada ao longo da estação de cultivo foi de 566,2 mm, correspondendo a uma média de 6,9 mm dia-1. A Fase III (desenvolvimento reprodutivo da cultura) apresentou maior demanda hídrica, com média de 8,0 mm dia-1. Os valores do Kc foram: 0,6 no estágio inicial, 0,9 no estágio médio e 0,8 no estágio final. O valor do Kc médio determinado experimentalmente foi inferior àquele recomendado pela FAO-56 nas Fases: I (emergência), II (desenvolvimento vegetativo) e III (desenvolvimento reprodutivo), enquanto que na Fase IV (frutificação e maturação) foi superior.
Keywords: Evapotranspiração
Cultura do gergelim
Chapada do Apodi-RN
Coeficiente de cultivo
Coefficient of cultivation
Sesame Culture
Evapotranspiration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
GeoCiência
Agrometeorologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/731
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALÉCIO RODRIGUES PEREIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMET) 2016.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.