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dc.contributor.advisor1IDMARTINS, G. S. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4910583232098367pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor-co1IDSALES, L. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014601030787702pt_BR
dc.description.resumoOs cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleA química dos cosméticos com enfoque: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA).pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCosmetics are products of frequent consumption by a large part of society. It is noticed a significant economic growth in this sector, which means that cosmetics contribute positively to the scientific and technological advances of society. In education, various researchers, such as, Costa and Santos (2015), Lopes (2012) and Niezer (2012) have developed works focus on Science-Technology-Society-Environment (STSE) in subject matter inserted in the school curriculum. Therefore, the present work aims to approach the Cosmetics theme in the Teaching of Chemistry through STSA approach, contributing to Scientific and Technological Literacy (STL) of the students enrolled in the Methodology in Teaching Chemistry (MTC) ) subject of the period 2017.1. Thus, a research was developed at the Universidade Federal de Campina Grande, at Cajazeiras-PB Campus with 27 students. The results show that the students have a superficial knowledge, however satisfactory about the Cosmectics Chemistry, and in relation to nanocosmetics. Although the cosmetics are inserted in the daily life of the students, the great majority do not have the habit of consulting the labels of the products, in this way, they do not know chemical composition. However, the students are aware of the environmental impacts caused by cosmetics, often caused by the disposal of their packaging and some pollutants. Finally, the main results revealed that Teaching Chemistry through the STSE approach favors scientific-technological development and citizen training, because the students will be able to discuss and give a critical opinion in relation to issues that involve the society that they live and, therefore, as future teachers can insert this approach in the school context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7310
dc.date.accessioned2019-09-25T16:38:11Z
dc.date.available2019-09-25
dc.date.available2019-09-25T16:38:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subjectQuímica dos cosméticospt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectScientific and Technological Literacypt_BR
dc.subjectCosmetics Chemistrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Vanessa Gonçalves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCosmetic chemistry with focus: science, technology, society and environment (CTSA).pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Vanessa Gonçalves. A química dos cosméticos com enfoque: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

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VANESSA GONÇALVES DIAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA 2017.pdfVanessa Gonçalves Dias. TCC. Licenciatura em Química 20172.15 MBAdobe PDFView/Open


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