Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
Title: Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
Other Titles: Sand extraction: environmental awareness in two public schools located in the state of Rio Grande do Norte.
Extracción de arena: conciencia ambiental en dos escuelas públicas ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Janiele Cruz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: PORTO, Adriana Lemos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Kiriaki Nurit.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Educação ambiental;Recursos minerais;Exploração de recursos;Environmental Education;Mining resources;Exploitation of resources;Educación ambiental;Recursos minerales;Exploración de recursos
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Janiele Cruz. Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde o início da humanidade o ser humano necessitou apropriar-se dos recursos minerais para seu usufruto, e a extração de areia é um exemplo disto. Sua extração em grande escala pode acarretar vários impactos ambientais, tornando-se assim uma problemática ambiental. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo promover uma conscientização ambiental sobre a problemática da extração de areia em duas escolas da rede pública, localizadas no estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ensino médio nas escolas estaduais professora Teresinha Carolino de Souza em Jaçanã/RN e João Henrique Dantas em Carnaúba dos Dantas/ RN. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e quantitativa, que foram desenvolvidas em quatro etapas: aplicação de questionário, palestra, entrega de folders, aplicação de um segundo questionário. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que os alunos têm algum conhecimento prévio sobre o uso da areia, porém não conseguem associar os danos que sua retirada em excesso causa ao meio ambiente. A maioria achou as atividades desenvolvidas bastantes satisfatórias. Foi possível perceber que as ações propiciaram uma possível conscientização ambiental que não existia antes da realização das intervenções pedagógicas. Percebe-se assim, que há necessidade, de serem desenvolvidas atividades pedagógicas que propicie aos alunos à conscientização ambiental sobre a extração de areia, devido ser uma questão ambiental que envolve suas cidades e seu estado.
Abstract: From the beginning of humanity the human being needed to appropriate the mineral resources for his usufruct, and the extraction of sand is an example of this. Its large-scale extraction can lead to several environmental impacts, thus becoming an environmental problem. From this context, the present work aims to promote an environmental awareness about the problem of sand extraction in two schools of the public network, located in the state of Rio Grande do Norte. The present study was developed with Teresinha Carolino de Souza in Jaçanã / RN and João Henrique Dantas in Carnaúba dos Dantas / RN. The methodology applied was qualitative and quantitative, which were developed in four stages: questionnaire application, lecture, folders delivery, application of a second questionnaire. In view of the obtained results it is possible to notice that the students have some previous knowledge about the use of sand, but they can not associate the damages that their excessive withdrawal causes to the environment. Most found the activities developed quite satisfactory. It was possible to perceive that the actions provided a possible environmental awareness that did not exist before the accomplishment of the pedagogical interventions. It is thus perceived that there is a need to develop pedagogical activities that provide students with environmental awareness about the extraction of sand, because it is an environmental issue that involves their cities and their state.
???metadata.dc.description.resumen???: Desde los inicios de la humanidad, el ser humano ha necesitado apropiarse de los recursos minerales para su aprovechamiento, y la extracción de arena es un ejemplo de ello. Su extracción a gran escala puede causar diversos impactos ambientales, convirtiéndose así en un problema ambiental. A partir de este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo promover la conciencia ambiental sobre el problema de la extracción de arena en dos escuelas públicas, ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte. El presente estudio fue desarrollado con alumnos del 3º año de la enseñanza media de las escuelas públicas profesora Teresinha Carolino de Souza en Jaçanã/RN y João Henrique Dantas en Carnaúba dos Dantas/RN. La metodología aplicada fue cualitativa y cuantitativa, las cuales se desarrollaron en cuatro etapas: aplicación de un cuestionario, charla, entrega de carpetas, aplicación de un segundo cuestionario. A la vista de los resultados obtenidos, es posible percibir que los estudiantes tienen algunos conocimientos previos sobre el uso de la arena, pero no pueden asociar el daño que su excesiva remoción ocasiona al medio ambiente. La mayoría encontró las actividades desarrolladas bastante satisfactorias. Fue posible percibir que las acciones proporcionaron una posible conciencia ambiental que no existía antes de las intervenciones pedagógicas. Es claro, por tanto, que existe la necesidad de desarrollar actividades pedagógicas que brinden a los estudiantes una conciencia ambiental sobre la extracción de arena, porque es un tema ambiental que involucra a sus ciudades y a su estado.
Keywords: Educação ambiental
Recursos minerais
Exploração de recursos
Environmental Education
Mining resources
Exploitation of resources
Educación ambiental
Recursos minerales
Exploración de recursos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANIELE CRUZ SANTOS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfJaniele Cruz Santos - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20171.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.