Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, J. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6306018335852051pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Renato Oliveira.-
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa é indicar possibilidades de ensinar Matemática para alunos surdos em sala de aula do ensino regular, para tanto, realizamos uma pesquisa a partir de um trabalho sobre conteúdo de área e perímetro realizado com um aluno surdo de uma classe do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de uma cidade do interior da Paraíba. Os referenciais teóricos que fundamentaram o estudo envolveram a literatura sobre a educação dos surdos, sua inclusão em escolas regulares, o trabalho do intérprete, a visão sociocultural da aprendizagem matemática dos surdos e o direito de atendimento educacional especial. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e os sujeitos envolvidos no trabalho foram: um aluno surdo do 6º ano do ensino fundamental, a mãe do aluno e a professora de matemática do aluno que é a primeira autora deste trabalho e sua turma. Os instrumentos de coletas de dados foram: diário de campo da professora-pesquisadora, atividades realizadas pelo aluno individualmente e atividade avaliativa realizada com todos os alunos da classe. Além de indicar possibilidades de ensinar matemática para alunos surdos, a pesquisa aponta a necessidade dos alunos, pais e professores de saberem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou ter um intérprete em sala de aula quando o professor não sabe a Libras. Além disso, atenta para a importância da parceria da família e escola no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titlePossibilidades e desafios ao ensinar matemática para alunos surdos: uma experiência com o ensino de área e perímetro com um aluno do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.date.issued2017-03-17-
dc.description.abstractThis research study aim shows some possibilities of the teaching Mathematics to deaf students in the regular education. Therefore, we conducted a research about contents of area and perimeter performed with a deaf student of the 6th grade of a state school in interior of Paraíba. Theories utilized in the construction of this article involve the literature on the deaf education, its inclusion in regular schools, the work of the interpreter, the socio-cultural view of the mathematical learning of the deaf and the right to special educational services. The qualitative research involved: a deaf student of the 6th grade of elementary school, the mother of the deaf student and the student's mathematics teacher. The analyzed informations were collected from: teacher-researcher's field diary, activities performed by student and evaluation activity performed with all students in the class. This work presents different ways to teach mathematics for deaf students. Furthermore, it point out the need for students, parents and teachers to know the Brazilian Sign Language (LIBRAS). When the teacher doesn't know this language he needs to have an interpreter in the classroom to improve the learning. We have also noticed the importance of family and school partnership in the teaching and learning process of deaf students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7321-
dc.date.accessioned2019-09-25T17:45:21Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-25T17:45:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especialpt_BR
dc.subjectEnsino de matemática-
dc.subjectMatemática - libras-
dc.subjectSurdos - matemática - ensino-
dc.subjectSurdos - inclusão escolar-
dc.subjectLearning-
dc.subjectMath-
dc.subjectPounds-
dc.subjectDeaf-
dc.subjectSpecial Educational Service-
dc.subjectMathematics teaching-
dc.subjectMathematics - Pounds-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Jucimere da Cunha Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePossibilities and challenges when teaching math to deaf students: an experience with area and perimeter teaching with a 6th graderpt_BR
dc.title.alternativePossibilidades e desafios ao ensinar matemática para alunos surdos: uma experiência com o ensino de area e perímetro com um aluno do 6º ano do ensino fundamental.-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jucimere da Cunha Lima. Possibilidades e desafios ao ensinar matemática para alunos surdos: uma experiência com o ensino de área e perímetro com um aluno do 6º ano do ensino fundamental. 2017. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia),Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo general de esta investigación es señalar posibilidades de enseñanza de las Matemáticas a estudiantes sordos en aulas de educación regular, para ello realizamos una investigación a partir de un trabajo de contenido de área y perímetro realizado con un estudiante sordo de una clase de 6to grado de primaria. Escuela Primaria de una escuela pública estadual de una ciudad del interior de Paraíba. Los referentes teóricos que sustentaron el estudio involucraron la literatura sobre la educación de los sordos, su inclusión en las escuelas regulares, el trabajo del intérprete, la visión sociocultural del aprendizaje matemático de los sordos y el derecho a la asistencia educativa especial. La investigación se caracteriza como cualitativa y los sujetos involucrados en el trabajo fueron: una alumna sorda del 6º año de la enseñanza fundamental, la madre de la alumna y la profesora de matemáticas de la alumna que es la primera autora de este trabajo y su clase. Los instrumentos de recolección de datos fueron: diario de campo del docente-investigador, actividades realizadas por el estudiante individual y actividad evaluativa realizada con todos los estudiantes de la clase. Además de indicar posibilidades de enseñanza de matemáticas para alumnos sordos, la investigación apunta la necesidad de que alumnos, padres y profesores conozcan la Lengua de Signos Brasileña (Libras) o tengan un intérprete en el aula cuando el profesor no conozca Libras. Además, presta atención a la importancia de la colaboración entre familia y escuela en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los alumnos sordos.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUCIMERE DA CUNHA LIMA PEREIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2017.pdfJucimere da Cunha Lima Pereira - TCC Licenciatura em Matemática CES 20171.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.