Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7323
Title: Evolução da percepção dos discentes da licenciatura em ciências biológicas do CES/UFCG quanto ao seu próprio desempenho acadêmico.
Other Titles: Evolution of CES / UFCG undergraduate students' perception of their own academic performance.
Evolución de la percepción de los estudiantes de la carrera de ciencias biológicas del CES/UFCG sobre su propio desempeño académico.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Lívio Ian de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
???metadata.dc.contributor.referee2???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
Keywords: Licenciandos;Componentes Curriculares;Autoavaliação;Sucesso Acadêmico;Graduates;Curricular Components;Self-Assessment;Academic Success;licenciatarios;Autoevaluación;Éxito académico
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Lívio Ian de Souza. Evolução da percepção dos discentes da licenciatura em ciências biológicas do CES/UFCG quanto ao seu próprio desempenho acadêmico. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A construção do saber na Universidade requer um compromisso mútuo entre a instituição de ensino (administração e corpo docente) e o próprio discente, por uma educação superior de qualidade. Entretanto, há muitas variáveis que influenciam no sucesso e fracasso acadêmico durante a integralização curricular, essas variáveis estão relacionadas de forma direta com a evasão nas instituições de ensino superior do mundo inteiro. Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo descrever como os licenciandos de duas turmas (Noturna e Diurna) 2015.1 de Ciências Biológicas avaliam o sucesso e as dificuldades encontradas no curso durante o primeiro período. A proposta foi desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde/ Universidade Federal de Campina Grande, município de Cuité – PB, durante aulas de zoologia dos invertebrados II e Zoologia dos Cordados I. Utilizou-se um questionário estruturado, com vistas a registrar a percepção dos discentes sobre eles mesmos durante o primeiro semestre do curso. São inúmeras as dificuldades encontradas dentro de sala de aula para que o aluno possa alcançar a aprendizagem significativa nossa proposta justifica-se na busca por essas dificuldades, tentando compreender se elas estão relacionadas com a Universidade, podem ser explicada por fatores sócio culturais ou por os discentes herdarem essas deficiências do seu ensino médio. Os resultados desse trabalho evidenciam além das atribuições desses alunos ao seu próprio desempenho, dados como o perfil sócio demográfico de turmas diurno e noturnas do referido curso, fatores esses que influenciaram de forma direta no resultado final de nossa pesquisa, os alunos da turma noturna apresentaram uma faixa etária de 19 a 37 anos, onde 38,46% dos alunos desempenham atividades extra Universidade, enquanto a turma diurno apresentou uma faixa etária de 19 a 22 anos, onde 100% dos alunos tem a Universidade como ocupação exclusiva. Os dados obtidos nesse trabalho poderão ser utilizados tanto para aprimorar ferramentas de ensino quanto para trabalhos que venham ser desenvolvidos em um futuro próximo, levando em consideração as características singulares de cada turma, sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola e na Universidade, visando suprir as necessidades do alunado e ao mesmo tempo estimular os professores a pesquisarem sobre suas praticas pedagógicas, consequentemente fazendo com que esse público chegue cada vez mais próximo da aprendizagem significativa.
Abstract: The construction of knowledge in the university requires a mutual commitment between the educational institution (administration and faculty) and the student himself, for a quality higher education. However, there are many variables that influence academic success and failure during curricular enrollment, these variables are directly related to dropout in higher education institutions worldwide. In this way, the present work aimed to describe how the graduates of two classes (Nocturnal and Diurnal) 2015.1 of Biological Sciences evaluate the success and difficulties encountered in the course during the first period. The proposal was developed with students of the Licentiate course in Biological Sciences of the CES / UFCG, municipality of Cuité - PB, during classes of zoology of the invertebrates II and Zoology of the Cordados I. A structured questionnaire was used, in order to register the perception Of the students about themselves during the semester. There are numerous difficulties encountered within the classroom so that the student can achieve meaningful learning. Our proposal is justified in the search for these difficulties, trying to understand if they are related to the University, can be explained by socio-cultural factors or by inheriting These deficiencies of their high school. The results of this work show beyond the attributions of these students to their own performance, such as the socio-demographic profile of day and night classes of the course, factors that directly influenced the final result of our research, the students of the night group presented An age group of 19 to 37 years, where 38.46% of the students perform extra University activities, while the daytime group had an age range of 19 to 22 years, where 100% of the students have the University as exclusive occupation. The data obtained in this work can be used both to improve teaching tools and to work that will be developed in the near future, taking into account the unique characteristics of each class, it is suggested that there is an increase in the use of this didactic resource in the school And at the University, aiming to meet the needs of the student and at the same time stimulate teachers to research their pedagogical practices, consequently making this audience come closer and closer to meaningful learning.
???metadata.dc.description.resumen???: La construcción del conocimiento en la Universidad requiere de un compromiso mutuo entre la institución docente (administración y facultad) y el propio estudiante, por una educación superior de calidad. Sin embargo, existen muchas variables que influyen en el éxito y fracaso académico durante la finalización del plan de estudios, estas variables están directamente relacionadas con la deserción en las instituciones de educación superior en todo el mundo. De esta manera, el presente trabajo tuvo como objetivo describir cómo los estudiantes de dos clases (Noche y Día) 2015.1 de Ciencias Biológicas evalúan el éxito y las dificultades encontradas en el curso durante el primer período. La propuesta fue desarrollada con estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud / Universidad Federal de Campina Grande, ciudad de Cuité - PB, durante las clases de Zoología de Invertebrados II y Zoología de Cordados I. Se utilizó un cuestionario estructurado, con con el fin de registrar la percepción que los estudiantes tienen de sí mismos durante el primer semestre del curso. Son innumerables las dificultades que se encuentran en el aula para que el estudiante logre un aprendizaje significativo, nuestra propuesta se justifica en la búsqueda de estas dificultades, tratando de entender si tienen relación con la Universidad, pueden ser explicadas por factores socioculturales o por la los estudiantes heredan estas deficiencias de su educación secundaria. Los resultados de este trabajo muestran, además de las atribuciones de estos estudiantes a su propio desempeño, datos como el perfil sociodemográfico de las clases diurnas y nocturnas de ese curso, factores que influyeron directamente en el resultado final de nuestra investigación, la los estudiantes de la clase nocturna presentaron un grupo etario de 19 a 37 años, donde el 38,46% de los estudiantes realizan actividades extrauniversitarias, mientras que la clase diurna presentó un grupo etario de 19 a 22 años, donde el 100% de los estudiantes tienen la Universidad como su ocupación exclusiva. Los datos obtenidos en este trabajo pueden ser utilizados tanto para mejorar las herramientas didácticas como para trabajos que se desarrollarán en un futuro próximo, teniendo en cuenta las características únicas de cada clase, se sugiere que exista una expansión del uso de esta didáctica. recurso en la escuela y en la Universidad, con el objetivo de atender las necesidades de los estudiantes y al mismo tiempo incentivar a los docentes a investigar sus prácticas pedagógicas, consecuentemente acercando este público cada vez más al aprendizaje significativo.
Keywords: Licenciandos
Componentes Curriculares
Autoavaliação
Sucesso Acadêmico
Graduates
Curricular Components
Self-Assessment
Academic Success
licenciatarios
Autoevaluación
Éxito académico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7323
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVÍO IAN DE SOUZA CAVALCANTE - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdf Lívio Ian de Souza Cavalcante - TCC Licenciatura em Ciências Bilógicas CES 2017 411.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.