Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329
Title: A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB).
Other Titles: The importance of using games in the classroom: a study conducted in a high school class of a high school in Barra de Santa Rosa (PB).
La importancia del uso de juegos en el aula: estudio realizado en una clase del 2º año de bachillerato de una escuela de Barra de Santa Rosa (PB).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jackson Douglas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BRITO, Leonardo Lira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Edna Cordeiro de.
Keywords: Jogos matemáticos;Aprendizagem;Recursos didáticos;Mathematical games;Learning;Didactic resources;Juegos de matematicas;Aprendizaje;Recursos didácticos
Issue Date: 1-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jackson Douglas de. A importância da utilização dos jogos na sala de aula: um estudo realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola de Barra de Santa Rosa (PB). 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo verificar qual a contribuição dos jogos no ensino da trigonometria. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de, Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), dentre muitos outros que falam sobre o uso dos jogos no Ensino de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma Escola Estadual do Estado da Paraíba com o intuito de trabalhar o uso dos jogos no ensino da trigonometria tendo em vista as dificuldades apesentadas em tal conteúdo por uma turma de 2º ano do ensino médio regular. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso dos jogos, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdo, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino- aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno.
Abstract: The present research aims to verify the contribution of the games in the teaching of trigonometry. We base this work on research by Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), among many others who talk about the use of Mathematics Teaching. The research was developed in the qualitative research modality. The fieldwork was carried out in a State School of the State of Paraíba with the intention of working the use of the games in the teaching of trigonometry in view of the difficulties presented in such content by a class of 2nd year of regular high school. In researching the conceptions of various authors on the subject, we identified some direct limitations regarding the use of games, that we cannot use it in all classes or content, and of indirect order, such as the requirement of a greater time of planning and elaboration of resources for their use in the classroom. Regarding the possibilities, we highlight the socialization in group work, a more active and reflective student in relation to the teaching- learning of mathematics and a more active participation in the teacher-student relationship.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación tiene como objetivo verificar la contribución de los juegos en la enseñanza de la trigonometría. Basamos este trabajo en investigaciones de Lorenzato (2006), Grando (2000), Smole et al (2008), Brougére (2002), Almeida (2009), Brito (2016), entre muchos otros que hablan sobre el uso de juegos en Enseñanza de las Matemáticas. La investigación se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. El trabajo de campo fue realizado en una Escuela Estadual del Estado de Paraíba con el fin de trabajar sobre el uso de juegos en la enseñanza de la trigonometría frente a las dificultades presentadas en tal contenido por una clase de 2º año de la enseñanza media regular. Al investigar las concepciones de varios autores sobre el tema, identificamos algunas limitaciones de orden directo en cuanto al uso de juegos, que no podemos utilizarlo en todas las clases o contenidos, y de orden indirecto, como la exigencia de mayor tiempo de planificación y elaboración de recursos para su uso en el aula. En cuanto a las posibilidades, destacamos la socialización en el trabajo en grupo, de un alumno más activo y reflexivo en relación a la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas y una participación más activa en la relación profesor-alumno.
Keywords: Jogos matemáticos
Aprendizagem
Recursos didáticos
Mathematical games
Learning
Didactic resources
Juegos de matematicas
Aprendizaje
Recursos didácticos
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7329
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKSON DOUGLAS DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2017.pdfJackson Douglas de Oliveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 2017799.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.