Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7330
Title: A inserção das mídias digitais na educação de jovens e adultos numa Escola Pública de Nova Floresta - PB.
Other Titles: The insertion of digital media in youth and adult education in a Nova Floresta Public School - PB.
La inserción de los medios digitales en la educación de jóvenes y adultos en una Escuela Pública de Nova Floresta - PB.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Gesiane Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Kiriaki Nurit .
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Samuel Andrade do.
Keywords: Aprendizagem;Aulas diferenciadas;Recursos tecnológicos;Learning;Differentiated classrooms;Technological resources;Aprendizaje;Clases diferenciadas
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Gesiane Ferreira da. A inserção das mídias digitais na educação de jovens e adultos numa Escola Pública de Nova Floresta - PB. 2017. 56 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: As mídias digitais contribuem no processo educacional promovendo a interatividade, a pesquisa, o debate, a sociabilidade, a democratização do conhecimento, dentre outras. Considerando a importância da abordagem das mídias digitais no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é de grande relevância que a escola assuma o papel de intermediadora no desenvolvimento dessa integração digital, com a utilização desta para a promoção da aprendizagem dos alunos. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia de aulas diferenciadas com a utilização de recursos tecnológicos com alunos de uma turma do 3º ano – EJA do ensino médio da E.E.E.F.M. José Rolderick de Oliveira, localizada em Nova Floresta-PB, com a finalidade de favorecer a construção de uma aprendizagem significativa. Desenvolveu-se um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo, realizado em quatro etapas: 1) Entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aplicação de um questionário semiestruturado com a professora de Biologia e agendamento dos próximos encontros; 2) Aula expositiva com a utilização do Datashow; 3) Aula com a utilização de vídeo; 4) Aplicação de um questionário semiestruturado com os alunos. A professora de biologia explicita a importância de se trabalhar com as mídias digitais para a promoção do aprendizado como um todo. As aulas com conteúdos de biologia realizadas, utilizando como recursos o Datashow e vídeo, tiveram uma boa receptividade e participação dos alunos, onde os mesmos interagiram, perguntando e discutindo, demonstrando interesse diante do que era explicitado. Após a realização das atividades didático-pedagógicas com a utilização de mídias, foi possível perceber que os alunos, de forma geral, consideraram mais fácil a aprendizagem com o auxílio de recursos tecnológicos e gostariam de aprender mais a utilizá-los. A partir dos resultados obtidos, pudemos constatar que o uso de aulas utilizando mídias digitais foi eficaz, onde houve uma apropriação efetiva do conhecimento. Dessa forma, observa-se que a junção de equipamentos tecnológicos as aulas tradicionais, foram essenciais para uma melhor compreensão dos conteúdos de biologia, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Abstract: Digital media contributes to the educational process by promoting interactivity, the search, the debate, sociability, the democratization of knowledge, among others. Considering the approach of digital media in the education (EJA), it is of great relevance that the school assumes the role of intermediator developing this digital integration, with the use of this to promote student learning. In view of the above, the presente study aimed to analyze the effectiveness of differentiated classes with the use of technological resources with students from a 3rd grade class – EJA of E.E.E.F.M. high school José Rolderick de Oviveira, located in Nova Floresta – PB, with the purpose of promoting the construction of a meaningful learning. A quantitative and qualitative approach, with a descriptive character, was carried out in four stages: 1) Delivery of the informed consente from, application of a semi-structured questionnaire with the Biology teatcher and scheduling of the next meetings; 2) Exhibition class with the use of Datashow; 3) Class with the use of vídeo; 4) Application of a semi-structured questionnaire with students. The biology teatcher explains the importance of working with digital media to promote learning as a whole. The classes with biology contente, using as Datashow and vídeo resource, had a good receptivity and participation of the students, where they interacted, asking and discussing, showing interestin what was explicit. After doing the didactic-pedagogical activities with the use of media, it was possible to perceive that the students, in general, considered learning easier with help of technological resources and would like to learn move how to use them. From the obtained results, we could to verify that the use of classes using digital media was effective, where there was na effective appropriation of the knowledge. Thus, it is observed that the combination of tecnological equipment and traditional classes were essential for a better understanding of the contents of biology, contributing to meaningful learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Los medios digitales contribuyen al proceso educativo al promover la interactividad, la investigación, el debate, la sociabilidad, la democratización del conocimiento, entre otros. Considerando la importancia del abordaje de los medios digitales en la enseñanza de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), es de gran importancia que la escuela asuma el rol de intermediaria en el desarrollo de esta integración digital, utilizándolo para promover el aprendizaje de los estudiantes. En vista de lo anterior, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar la efectividad de las clases diferenciadas con el uso de recursos tecnológicos con estudiantes de una clase de 3° año - EJA de bachillerato de la E.E.E.F.M. José Rodderrick de Oliveira, ubicado en Nova Floresta-PB, con el propósito de favorecer la construcción de aprendizajes significativos. Se desarrolló un estudio con enfoque cuantitativo y cualitativo, con carácter descriptivo, realizado en cuatro etapas: 1) Entrega del Término de Consentimiento Libre e Informado, aplicación de un cuestionario semiestructurado con el docente de Biología y programación de las próximas reuniones. ; 2) Conferencia con el uso de Datashow; 3) Clase con uso de video; 4) Aplicación de un cuestionario semiestructurado con los estudiantes. El profesor de biología explica la importancia de trabajar con medios digitales para favorecer el aprendizaje en su conjunto. Las clases con contenido de biología realizadas, utilizando como recursos el Datashow y el video, tuvieron una buena receptividad y participación de los estudiantes, donde interactuaron, preguntaron y discutieron, mostrando interés ante lo explicado. Después de realizar las actividades didáctico-pedagógicas con el uso de los medios, se pudo percibir que los estudiantes, en general, encuentran más fácil aprender con la ayuda de los recursos tecnológicos y les gustaría aprender más sobre su uso. De los resultados obtenidos se pudo apreciar que fue efectivo el uso de clases utilizando medios digitales, donde hubo una apropiación efectiva de los conocimientos. Así, se observa que la combinación de equipamiento tecnológico y clases tradicionales fueron fundamentales para una mejor comprensión de los contenidos de biología, contribuyendo a un aprendizaje significativo.
Keywords: Aprendizagem
Aulas diferenciadas
Recursos tecnológicos
Learning
Differentiated classrooms
Technological resources
Aprendizaje
Clases diferenciadas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7330
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESIANE FERREIRA DA COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfGesiane Ferreira da Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017938.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.