Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7335
Title: Educação de Jovens e Adultos: uma experiência envolvendo grandezas e medidas.
Other Titles: Youth and Adult Education: an experience involving quantities and measures.
Educação de Jóvenes y Adultos: uma experiência envolvendo grandezas e medidas.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Gildemar Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRITO, Leonardo Lira de.
Keywords: Educação Matemática;Educação de Jovens e Adultos;Materiais didáticos de manipulação;Mathematics Education;Youth and Adult Education (YAE);Teaching materials for manipulation;Educación Matemática;Educación de Jóvenes y Adultos;Materiales didácticos de manipulación
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Gildemar Lima. Educação de Jovens e Adultos: uma experiência envolvendo grandezas e medidas. 2018. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivos verificar a importância de se estudar grandezas e medidas na EJA, além de identificar as potencialidades e limitações do uso do material didático de manipulação no ensino de grandezas e medidas com alunos do EJA. Para nortear o trabalho foi construída a seguinte pergunta de pesquisa, quais dificuldades de aprendizagem existem na educação de jovens e adultos em relação ao conteúdo grandezas e medidas? Fundamentamos este trabalho em pesquisas de PAIVA, MACHADO e IRELAND (2007), FARIAS (2012), HADDAD (1994) e FONSECA (2012) que trazem a educação de jovens adultos como ponto central de suas pesquisas e também nos fundamentamos em PAULA (2010), RODRIGUES (2007), FLEMMING (2005), dentre outros que exploram o tema grandezas e medidas por meio de materiais didáticos. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública no estado da Paraíba com uma turma de EJA que em 2018 cursou o 8° e 9° ano, foi utilizado uma atividade que abordava o tema comprimento por meio de materiais manipulativos. Para tal atividade foi utilizado palitos de picolé, fitas métricas e o palmo da mão para fazer medições. Após a aplicação e análise da atividade destacou-se algumas limitações quanto ao uso do material didático, especificamente em relação ao fato de não podermos utiliza-lo em todas aulas de matemática, pois o material aborda uma pequena fatia do tema grandezas e medidas, além de requerer uma demanda de tempo significativa para sua execução. Em relação as possibilidades, destacamos a socialização dos grupos, a interação do conteúdo ministrado em sala de aula com o convívio cotidiano dos estudantes, além do desenvolvimento de ideias matemáticas. Identificamos que seu uso pode mediar a construção de conhecimentos podendo servir como método de diagnosticar dificuldades apresentadas pelos estudantes. Ao analisar a atividade realizada com a turma do EJA, chegou-se à conclusão de que o uso de materiais didáticos no ensino de grandezas e medidas auxilia no desenvolvimento de conceitos matemáticos, tornando-se uma ferramenta de ensino e aprendizagem para o professor. Um outro resultado observado tem ligação com a interação dos participantes da pesquisa, a atividade com o material didático levou os estudantes a trocarem ideias por conta própria, tornando-os construtores de seus conhecimentos.
Abstract: This study aims to determine the importance of the study of greatnesses and measurements in the Youth and Adult Education (YAE), in addition to identifying the potentialities and limitations of the use of didactic material handling in teaching values and measures with students of this modality of education. The research was guided on the following problem: "What learning difficulties are there in education of young people and adults in relation to content greatnesses and measurements? ". The study is based on the following theoretical sources: PAIVA, MACHADO and IRELAND (2007), FARIAS (2012), HADDAD (1994) and FONSECA (2012), which deal with education for young adults as a central point of their research as well as from sources such as PAULA (2010), RODRIGUES (2007), FLEMMING (2005), among others who explore the subject of greatness and measures through didactic materials. The work was developed in the qualitative research. A field work in a public school in the state of Paraíba was carried out with a teaching class (YAE), which in the year 2018 studied the the final grades (5th to 8th grades), where an activity was used that approached the theme "Length study using manipulative materials". For this activity was used popsicle sticks, metric tapes and the palm of the hand to make measurements. After the application and analysis of the activity, we highlighted some limitations regarding the use of teaching material, more specifically in relation to the fact that we can not use it in all mathematics classes, because the material addresses a small part of the subject matter greatnesses and measurements, besides requiring a significant time demand for its execution. On the possibilities, we highlight the socialization of the groups, the interaction of content delivered in the classroom with the students’ daily living, as well as the development of mathematical ideas. It was identified that its use can mediate the construction of knowledge and can serve as a method to diagnose difficulties presented by the students. After analyzing the activity performed with the (YAE) class, it was concluded that the use of didactic materials in the teaching of greatness and measures helps in the development of mathematical concepts, making it a teaching and learning tool for the teacher. Another observed result has a connection with the interaction of the research participants, the activity with the didactic material led the students to exchange ideas on their own, being themselves builders of their knowledge.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación tiene como objetivo verificar la importancia del estudio de magnitudes y medidas en EJA, además de identificar las potencialidades y limitaciones del uso de material didáctico para la manipulación en la enseñanza de magnitudes y medidas con estudiantes de EJA. Para orientar el trabajo se construyó la siguiente pregunta de investigación ¿Qué dificultades de aprendizaje existen en la educación de jóvenes y adultos en relación a los contenidos, magnitudes y medidas? Basamos este trabajo en investigaciones de PAIVA, MACHADO e IRLANDA (2007), FARIAS (2012), HADDAD (1994) y FONSECA (2012) quienes traen como punto central de sus investigaciones la educación de los jóvenes adultos y también nos basamos en PAULA (2010) ), RODRIGUES (2007), FLEMMING (2005), entre otros que exploran el tema de las magnitudes y medidas a través de materiales didácticos. El trabajo se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. El trabajo de campo se realizó en una escuela pública del estado de Paraíba con una clase de la EJA que en 2018 asistió al 8º y 9º grado, se utilizó una actividad que abordó el tema longitud a través de materiales manipulativos. Para esta actividad se utilizaron palitos de helado, cintas métricas y la palma de la mano para realizar las mediciones. Luego de la aplicación y análisis de la actividad, se destacaron algunas limitaciones en cuanto al uso del material didáctico, específicamente en relación a que no podemos utilizarlo en todas las clases de matemáticas, ya que el material aborda una pequeña parte del tema de magnitudes y medidas, además de requerir una importante demanda de tiempo para su ejecución. En cuanto a las posibilidades, destacamos la socialización de grupos, la interacción de los contenidos impartidos en el aula con la vida cotidiana de los alumnos, además del desarrollo de las ideas matemáticas. Identificamos que su uso puede mediar en la construcción del conocimiento y puede servir como método de diagnóstico de las dificultades presentadas por los estudiantes. Al analizar la actividad realizada con la clase de EJA se concluyó que el uso de materiales didácticos en la enseñanza de magnitudes y medidas ayuda en el desarrollo de los conceptos matemáticos, convirtiéndose en una herramienta de enseñanza y aprendizaje para el docente. Otro resultado observado está vinculado a la interacción de los participantes de la investigación, la actividad con el material didáctico llevó a los estudiantes a intercambiar ideas por sí mismos, convirtiéndolos en constructores de su conocimiento.
Keywords: Educação Matemática
Educação de Jovens e Adultos
Materiais didáticos de manipulação
Mathematics Education
Youth and Adult Education (YAE)
Teaching materials for manipulation
Educación Matemática
Educación de Jóvenes y Adultos
Materiales didácticos de manipulación
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7335
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDEMAR LIMA OLIVEIRA -TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2018.pdfGildemar Lima Oliveira - TCC Licenciatura em Matemática CES 2018 710.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.