Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGALDINO, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875908782003698pt_BR
dc.contributor.advisor1RETONDAR, Anderson Moebus.-
dc.contributor.advisor1IDRETONDAR, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2015331505089334pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Maria Eduarda.-
dc.contributor.referee2LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a formação de um nicho do mercado paraibano de musica, conhecido como "independente", "alternativo", "regional" dentre outras denominações. Marcado pela incorporação de transformações culturais e econômicas que vem ocorrendo no cenário da musica mundial, como a descentralização dos polos produtivos de musica e seus mecanismos de distribuição e a elaboração de redes associativas e instituições. O mercado "independente" se apresenta como um campo de bens culturais onde a musica mistura aspectos locais da cultura nordestina com elementos da musica mundializada, como o rock e a musica eletrônica. Tanto os seus produtores quanto os seus consumidores relatam que este tipo de musica esta desvinculado dos grandes agentes reprodutores da cultura de massa, como as grandes mídias, as grandes gravadoras e outros espaços considerados por eles como "massivos". Estes agentes parecem elaborar um significado sobre o que e "Industria Cultural" e quais as suas regras para, a partir dela, estabelecer - em oposição a este mesmo significado - uma noção de "independente": categoria usada como estrategia simbólica e econômica nos processos de identificação social do universo da musica paraibana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais-
dc.titlePara poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana.pt_BR
dc.date.issued2010-08-27-
dc.description.abstractThis paper analyzes the formation of a niche Paraiba music, known as "independent," alternative "," regional "among other names. Marked by the incorporation of cultural and economic transformations that have occurred in the setting of world music, such as decentralization of productive centers of music and its distribution mechanisms, the market for "independent" presents itself as a cultural field where the music blend aspects Local northeastern culture with elements of globalized music, like rock and electronic music. Both the producers about their consumers report that this type of music is unbound major players agents of mass culture, such as big media, the major labels and other areas regarded by them as "massive." These agents appear to produce a meaning about what is "cultural industry" and what its rules to, from her set - as opposed to this meaning - a notion of "independent": category used as a strategy symbolic and economic processes identification of the social universe of music from Paraiba.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336-
dc.date.accessioned2019-09-26T11:04:55Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-26T11:04:55Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia Cultural-
dc.subjectMercado de Música Independente - Paraíba (PB)-
dc.subjectTransformações Culturais e Econômicas - Globalização-
dc.subjectCenário da Música Mundial-
dc.subjectCultura Nordestina - Música Regional-
dc.subjectMúsica Mundializada-
dc.subjectCultura de Massa - Agentes Reprodutores-
dc.subjectIndustria Cultural-
dc.subjectProcessos de Identificação Social-
dc.subjectUniverso da Música Paraibana-
dc.subjectMercado de Música Alternativa-
dc.subjectCultural Sociology-
dc.subjectIndependent Music Market - Paraíba (PB)-
dc.subjectCultural and Economic Transformations - Globalization-
dc.subjectWorld Music Scenario-
dc.subjectNortheastern Culture - Regional Music-
dc.subjectWorld Music-
dc.subjectMass Culture - Reproductive Agents-
dc.subjectCultural Industry-
dc.subjectSocial Identification Processes-
dc.subjectParaiba Music Universe-
dc.subjectAlternative Music Market-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALDINO, Giancarlo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn order to embody: the market and identities in the universe of "independent" music from Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationGALDINO, Giancarlo da Silva. Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana. 2010. 101f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIANCARLO DA SILVA GALDINO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010.pdfGiancarlo da Silva Galdino - Dissertação PPGCS CH 2010.6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.