Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, F. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508837964489132pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como enfoque o estudo sobre as dificuldades de leitura e escrita, descrevendo os desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo e teve como objetivo investigar se existe/m desafio/s enfrentado/s pelas docentes no processo de ensino-aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita do 2º e 5º ano da escola pública em Cajazeiras-PB. Para tanto, foi feita a pesquisa bibliográfica juntamente a pesquisa de campo. O processo de coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas, onde foram abordados os desafios enfrentados pelas docentes no processo de ensino - aprendizagem de leitura e escrita dos alunos. Os resultados indicam que as professoras enfrentam desafios relacionados às dificuldades de aprendizagem de aquisição da leitura e da escrita, e utilizam a metodologia adaptada à realidade dos alunos para superar esses problemas. Entre as principais dificuldades mencionadas estão a falta de acompanhamento dos pais no processo de alfabetização. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem para aquisição de leitura e escrita são complexos e progressivos, que muitas vezes cursam com vários desafios, e merecem uma ação contínua da escola, professor e família para que a criança adquira o conhecimento necessário, se torne um cidadão e consiga utilizá-lo cotidianamente na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2018-07-23-
dc.description.abstractThe present research focuses on the study of reading and writing difficulties, describing the challenges faced by teachers in the teaching-learning process. The research is qualitative and aimed to investigate if there is / m challenge / s faced by the teachers in the teaching-learning process of reading and writing acquisition of the 2nd and 5th year of the public school in Cajazeiras-PB. To do so, the bibliographic research was done together with field research. The data collection process occurred through semi - structured interviews, where the challenges faced by the teachers in the teaching - learning process of reading and writing of the students were addressed. The results indicate that teachers face challenges related to the difficulties of learning to acquire reading and writing, and use the methodology adapted to the reality of students to overcome these problems. Among the main difficulties mentioned are the lack of parental guidance in the literacy process. It is concluded that the teaching-learning process for acquiring reading and writing are complex and progressive, which often face several challenges, and deserve continuous action by the school, teacher and family so that the child acquires the necessary knowledge, if become a citizen and able to use it daily in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7341-
dc.date.accessioned2019-09-26T11:31:01Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-26T11:31:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectLearning Difficultiespt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Francineide Estevão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing difficulties in the second and fifth years: challenges faced by teachers in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Francineide Estevão. Dificuldades de leitura e escrita no segundo e quinto ano: desafios enfrentados pelas professoras no processo de ensino aprendizagem. 2018. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINEIDE ESTEVÃO VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFrancineide Estevão Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.470.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.