Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345
Title: Preconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB.
Other Titles: Prejudice and ethnic-racial discrimination conceived by teachers of early childhood education in the city of Marizópolis - PB.
???metadata.dc.creator???: TAVARES, Josefa dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Risomar dos.
Keywords: Educação infantil;Preconceito na sala de aula;Discriminação étnico-racial;Educação étnico-racial;Professor de educação infantil;Child Education;Prejudice in the Classroom;Ethnic-Racial Discrimination;Ethnic-Racial Education;Preschool Teacher
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TAVARES, Josefa dos Santos. Preconceito discriminação étnico-racial concebidas pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. 2017. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo geral: Apreender e analisar as concepções sobre preconceito e discriminação étnico-racial, construídas pelas professoras da Educação Infantil da cidade de Marizópolis – PB. Os objetivos específicos: verificar as possíveis estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil diante de uma ação de preconceito e discriminação étnico- racial, averiguar a inserção de possíveis práticas pedagógicas usadas pelas professoras da Educação Infantil para trabalharem com a questão étnico-racial. Os estudos teóricos foram fundamentados na discussão das políticas públicas para Educação Infantil e Educação étnico-racial. Participaram da pesquisa cinco professoras da Educação Infantil, do município de Marizópolis – PB. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário sócio-demográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos sugerem que para as professoras preconceito e discriminação encontram-se identificados nas dimensões ética, estética, afetiva e cognitiva; com maior ênfase na dimensão ética, na qual demonstra que as professoras concebem o preconceito e discriminação como ato cometido pelo outro. Os resultados das entrevistas indicam que elas precisam de formação em educação étnico-racial para que melhorem a prática pedagógica e possa oferecer uma educação infantil de qualidade.
Abstract: The present work had as its general objective: To apprehend and analyze the conceptions about prejudice and ethnic-racial discrimination, constructed by the teachers of Early Childhood Education of the city of Marizópolis - PB and specific: to verify the possible strategies used by the teachers of the Infantile Education before an action Of prejudice and ethnic-racial discrimination, to investigate the insertion of possible pedagogical practices used by the teachers of the Child Education to work with the ethnic-racial question. The theoretical studies were based on the discussion of public policies for Early Childhood Education and Ethnic-racial Education. Five female teachers from the School of Marizópolis - PB participated in the study. As a methodological tool, we used a sociodemographic questionnaire, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. The results obtained suggest that for the teachers, prejudice and discrimination are identified in the ethical, aesthetic, affective and cognitive dimensions; With a greater emphasis on the ethical dimension, in which it shows that teachers conceive prejudice and discrimination as an act committed by the other. The results of the interviews indicate that they need training in ethnic-racial education to improve pedagogical practice and to provide quality child education.
Keywords: Educação infantil
Preconceito na sala de aula
Discriminação étnico-racial
Educação étnico-racial
Professor de educação infantil
Child Education
Prejudice in the Classroom
Ethnic-Racial Discrimination
Ethnic-Racial Education
Preschool Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA DOS SANTOS TAVARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJosefa dos Santos Tavares. Monografia Pedagogia. CFP 2017.382.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.