Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTAVARES, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7897751112150899pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Risomar dos.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral: Apreender e analisar as concepções sobre preconceito e discriminação étnico-racial, construídas pelas professoras da Educação Infantil da cidade de Marizópolis – PB. Os objetivos específicos: verificar as possíveis estratégias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil diante de uma ação de preconceito e discriminação étnico- racial, averiguar a inserção de possíveis práticas pedagógicas usadas pelas professoras da Educação Infantil para trabalharem com a questão étnico-racial. Os estudos teóricos foram fundamentados na discussão das políticas públicas para Educação Infantil e Educação étnico-racial. Participaram da pesquisa cinco professoras da Educação Infantil, do município de Marizópolis – PB. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário sócio-demográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos sugerem que para as professoras preconceito e discriminação encontram-se identificados nas dimensões ética, estética, afetiva e cognitiva; com maior ênfase na dimensão ética, na qual demonstra que as professoras concebem o preconceito e discriminação como ato cometido pelo outro. Os resultados das entrevistas indicam que elas precisam de formação em educação étnico-racial para que melhorem a prática pedagógica e possa oferecer uma educação infantil de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePreconceito e discriminação étnico-racial concebido pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe present work had as its general objective: To apprehend and analyze the conceptions about prejudice and ethnic-racial discrimination, constructed by the teachers of Early Childhood Education of the city of Marizópolis - PB and specific: to verify the possible strategies used by the teachers of the Infantile Education before an action Of prejudice and ethnic-racial discrimination, to investigate the insertion of possible pedagogical practices used by the teachers of the Child Education to work with the ethnic-racial question. The theoretical studies were based on the discussion of public policies for Early Childhood Education and Ethnic-racial Education. Five female teachers from the School of Marizópolis - PB participated in the study. As a methodological tool, we used a sociodemographic questionnaire, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. The results obtained suggest that for the teachers, prejudice and discrimination are identified in the ethical, aesthetic, affective and cognitive dimensions; With a greater emphasis on the ethical dimension, in which it shows that teachers conceive prejudice and discrimination as an act committed by the other. The results of the interviews indicate that they need training in ethnic-racial education to improve pedagogical practice and to provide quality child education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7345-
dc.date.accessioned2019-09-26T11:57:36Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-09-26T11:57:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreconceito na sala de aulapt_BR
dc.subjectDiscriminação étnico-racialpt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectProfessor de educação infantilpt_BR
dc.subjectChild Educationpt_BR
dc.subjectPrejudice in the Classroompt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Discriminationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Educationpt_BR
dc.subjectPreschool Teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Josefa dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrejudice and ethnic-racial discrimination conceived by teachers of early childhood education in the city of Marizópolis - PB.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Josefa dos Santos. Preconceito discriminação étnico-racial concebidas pelas professoras da educação infantil da cidade de Marizópolis - PB. 2017. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA DOS SANTOS TAVARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJosefa dos Santos Tavares. Monografia Pedagogia. CFP 2017.382.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.