Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7347
Title: Educação sexual: dificuldades e relevâncias vivenciadas na Escola Estadual da Cidade de Nova Palmeira-PB.
Other Titles: Sex education: difficulties and relevance experienced at the State School of Nova Palmeira-PB.
Educación sexual: dificultades y relevancia vivenciadas en la Escuela Estadual del Municipio de Nova Palmeira-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Rosemary Christina Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Thayana Priscila Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Izayana Pereira.
Keywords: Educação Sexual;Parâmetros Curriculares Nacionais;Escola;Sexual Education;National Curricular Parameters;School;Educación sexual;Parámetros del currículo nacional
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Rosemary Christina Araújo de. Educação sexual: dificuldades e relevâncias vivenciadas na Escola Estadual da Cidade de Nova Palmeira-PB. 2017. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos alunos e professores acerca dos assuntos que envolvem a temática educação sexual, pontuando os desafios e a importância do tema para o ambiente escolar. O Estudo se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Coelho Dantas, situada na cidade de Nova Palmeira – Paraíba, atendendo as turmas de 1º e 2º anos do ensino médio. Para isto, atribuímos à abordagem qualitativa, reconhecendo as práticas educativas na construção de valores e representações. Compreendemos que existe uma demanda significativa de alunos que ainda são leigos a respeito dos conhecimentos sobre a educação sexual. Além disso, as dificuldades das instituições de ensino para desenvolver a temática supracitada devem-se a motivos que se entrelaçam com a formação e capacitação dos docentes, preconceitos e tabus, além do sentimento incorporados por parte da família dos discentes que condiciona, em sua maioria, a repressão e repulsão. Podemos observar também as falhas na base curricular nacional, que ainda integra um planejamento curricular com vistas aos Parâmetros Curriculares Nacionais, criado pelo Governo Federal e publicado em 1997, onde este trata o assunto como tema transversal intitulado Orientação sexual. Este documento se configura sob a luz de uma limitação teórica que facilita a exclusão de determinados assuntos das atividades em sala de aula e sua integração com os demais conhecimentos, perpassando por uma concepção tradicional, padronizada e disciplinadora. Logo, a ausência de referencial curricular adequado à temática da educação sexual reflete no planejamento escolar, no interior das práticas educativas. Assim, partiu-se das concepções e percepções dos alunos e professores sobre educação sexual na escola, considerando a necessidade de proporcionar inciativas que garantam um maior desenvolvimento de atividades inclusivas a fim de dialogar com saberes, quebrar tabus, desconstruir preconceitos e refletir sobre os valores sociais que são impostos e que muitas vezes impedem o exercício da cidadania de forma igualitária e com equidade dentro das instituições de ensino e da sociedade. Logo, na investigação da pesquisa, a escola da análise possui apenas um professor que dialoga com a temática em sua práxis, correspondendo à disciplina de Filosofia. Percebe-se que a participação dos alunos com este tipo de vivência, além de ampliar a dimensão conceitual sobre os temas abordados, se faz importante para configuração de uma educação com princípios na igualdade, no pluralismo e no respeito.
Abstract: This research had the objective of analyzing the conceptions of students and teachers about the subjects that involve the sexual education theme, pointing out the challenges and importance of the theme to the school environment. The study was developed at the Antônio Coelho Dantas State High School, located in the city of Nova Palmeira - Paraíba, attending the classes of 1st and 2nd year of high school. For this, we attribute the qualitative approach, recognizing educational practices in the construction of values and representations. We understand that there is a significant demand from students who are still laymen regarding knowledge about sex education. In addition, the difficulties of educational institutions to develop the aforementioned theme are due to motives that are intertwined with the training and qualification of teachers, prejudices and taboos, in addition to the feeling embodied by the family of students that conditions, for the most part, Repression and repulsion. We can also observe the failures in the national curricular base, which still integrates a curricular planning with reference to the National Curricular Parameters, created by the Federal Government and published in 1997, where it treats the subject as a cross-sectional theme entitled Sexual Orientation. This document is configured in the light of a theoretical limitation that facilitates the exclusion of certain subjects from classroom activities and their integration with other knowledge, passing through a traditional, standardized and disciplinary conception. Therefore, the absence of a suitable curriculum framework for the subject of sexual education reflects in school planning, within educational practices. Thus, it was based on the conceptions and perceptions of students and teachers about sexual education in the school, considering the need to provide initiatives that guarantee a greater development of inclusive activities in order to dialogue with knowledge, to break taboos, to deconstruct prejudices and to reflect on the values Social rights that are imposed and which often impede the exercise of citizenship in an equal and equitable way within educational institutions and society. Therefore, in the investigation of the research, the school of analysis has only one teacher who dialogues with the subject in his praxis, corresponding to the discipline of Philosophy. It is noticed that the participation of the students with this type of experience, besides broadening the conceptual dimension on the topics addressed, is important for the configuration of an education with principles in equality, pluralism and respect.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tuvo como objetivo analizar las concepciones de estudiantes y profesores sobre cuestiones que involucran el tema de la educación sexual, puntuando los desafíos y la importancia del tema para el ambiente escolar. El estudio fue desarrollado en la Escuela Secundaria Estadual Antônio Coelho Dantas, ubicada en la ciudad de Nova Palmeira - Paraíba, atendiendo clases de 1º y 2º año de la Enseñanza Media. Para ello, atribuimos al enfoque cualitativo, reconociendo las prácticas educativas en la construcción de valores y representaciones. Entendemos que existe una demanda importante por parte de los estudiantes que aún son laicos en cuanto a conocimientos sobre educación sexual. Además, las dificultades de las instituciones educativas para desarrollar el tema mencionado se deben a razones que se entrelazan con la formación y capacitación de los docentes, prejuicios y tabúes, además del sentimiento incorporado por la familia de los estudiantes que condiciona, en su mayoría parte, represión y repulsión. También podemos observar las falencias en la base curricular nacional, que aún integra una planificación curricular con miras a los Parámetros Curriculares Nacionales, creados por el Gobierno Federal y publicados en 1997, donde aborda el tema como un tema transversal denominado Orientación Sexual. . Este documento se configura a la luz de una limitación teórica que facilita la exclusión de determinadas materias de las actividades del aula y su integración con otros saberes, pasando por una concepción tradicional, estandarizada y disciplinar. Por lo tanto, la ausencia de un marco curricular adecuado para el tema de la educación sexual se refleja en la planificación escolar, dentro de las prácticas educativas. Así, se partió de las concepciones y percepciones de estudiantes y docentes sobre la educación sexual en la escuela, considerando la necesidad de brindar iniciativas que garanticen un mayor desarrollo de actividades inclusivas para dialogar con saberes, romper tabúes, deconstruir prejuicios y reflexionar sobre valores que se imponen y que muchas veces impiden el ejercicio de la ciudadanía de manera igualitaria y equitativa dentro de las instituciones educativas y de la sociedad. Por lo tanto, en la indagación de la investigación, la escuela de análisis cuenta con un solo docente que dialoga con el tema en su praxis, correspondiente a la disciplina de Filosofía. Se advierte que la participación de los estudiantes con este tipo de experiencias, además de ampliar la dimensión conceptual sobre los temas abordados, es importante para la configuración de una educación con principios de igualdad, pluralismo y respeto.
Keywords: Educação Sexual
Parâmetros Curriculares Nacionais
Escola
Sexual Education
National Curricular Parameters
School
Educación sexual
Parámetros del currículo nacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7347
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMARY CHRISTINA ARAÚJO DE OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfRosemary Christina Araújo de Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017424.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.