Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545385413965883pt_BR
dc.contributor.advisor1LACERDA, José Gorete Pedroza de.
dc.contributor.advisor1IDLACERDA, J. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020729411280913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.description.resumoO Brasil detém um dos maiores potenciais de água doce do planeta, mas há uma distribuição territorial não uniforme deste recurso tão essencial à vida, devido a grande diversidade climática e ao seu extenso território. Entretanto, apesar de dispor de uma avançada legislação direcionada aos cuidados com o meio, ainda há uma aplicabilidade pouco eficiente a respeito das leis. A carência na prestação de serviços de saneamento básico coloca em perigo a qualidade das águas disponíveis para o consumo, afetando a saúde humana, ocasionando consequentemente um dispêndio maior de investimentos que poderiam ser direcionados à saúde e educação dos habitantes. A presente pesquisa objetiva através do uso de estudo de caso explorar métodos de tratamento de esgoto, envolvendo a contextualização do ensino de química ambiental e posicionamento dos discentes diante de uma problemática apresentada. Utilizou-se nesta pesquisa o caso do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas. O procedimento metodológico iniciou-se com a aplicação de um questionário prévio, seguido de uma palestra abordando-se os métodos de tratamento de esgotos e logo após apresentou-se o caso “Trazendo a água da lama à nobreza”, para propor no trabalho em equipe as soluções ao caso, expressando-as através da produção textual, finalizando-se com aplicação de um questionário para averiguação da aprendizagem. Verificou-se na utilização do método de estudo de caso a possibilidade de explorar os tipos de tratamento de esgoto, além de o método propiciar contribuições para um ensino que desenvolva habilidades e competências voltadas para o conhecimento científico, o desenvolvimento do pensamento crítico- reflexivo, além de explorar a relação do ensino de Química ambiental com o cotidiano e a formação cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2018-03-22
dc.description.abstractBrazil holds one of the largest freshwater potentials on the planet, but there is an unequal territorial distribution of this resource so essential to life, due to great climatic diversity and its extensive territory. However, although there is an advanced legislation aimed at the care of the environment, there is still a little efficient applicability to the laws. The lack of basic sanitation services endangers the quality of water available for consumption, affecting human health, resulting in a higher expenditure of investments that could be directed to health and education of the population. This objective research through the use of case study explores sewage treatment methods, involving the contextualization of the teaching of environmental chemistry and positioning of the students in the face of a problematic presented. It was used in this research the case of type learning-based problems. The methodological procedure began with the application of a previous questionnaire, followed by a lecture addressing the methods of sewage treatment and soon after presented the case "Bringing the water from the mud to the nobility", to propose in teamwork the Solutions to the case, expressing them through textual production, concluding with the application of a questionnaire to ascertain learning. It was verified in the use of the case study method the possibility of exploring the types of sewage treatment, in addition to the method providing contributions to a teaching that develops skills and competences focused on scientific knowledge, the development of critical-reflective thinking, besides to exploring the relationship of environmental chemistry teaching with daily life and citizen formation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7356
dc.date.accessioned2019-09-26T14:00:21Z
dc.date.available2019-09-26
dc.date.available2019-09-26T14:00:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.subjectTratamento de esgoto - estudo de casopt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectMeio ambiente- tratamento da águapt_BR
dc.subjectÁgua para consumo-qualidadept_BR
dc.subjectEnvironmental chemistrypt_BR
dc.subjectSewage Treatment - Case Studypt_BR
dc.subjectBasic sanitationpt_BR
dc.subjectEnvironment- water treatmentpt_BR
dc.subjectDrinking water qualitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Maricélia Lucena.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of case study to explore methods of sewage treatment in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Maricélia Lucena. O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File SizeFormat 
MARICÉLIA LUCENA FERREIRA. TCC. LICENCIATURA EM QUÍMICA.2018.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.